Publication
Internet: sala de estudo virtual
dc.contributor.advisor | Fino, Carlos Nogueira | |
dc.contributor.author | Correia, Fernando Luís de Sousa | |
dc.date.accessioned | 2015-04-13T14:54:24Z | |
dc.date.available | 2015-04-13T14:54:24Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.date.submitted | 2015-04-13 | |
dc.description.abstract | Este trabalho relata uma investigação de tipo etnográfico que decorreu na Universidade da Madeira com o objectivo de observar o uso que os estudantes dão aos computadores e, particularmente, à Internet, como auxiliares no estudo e, consequentemente, na aprendizagem. A percepção de que estes meios são comummente usados para além da aprendizagem formal, destacando-se a importância que assume a comunicação online, nas suas várias formas, levou a uma abordagem do papel da comunicação na aprendizagem e na construção e manutenção de comunidades que aprendem em conjunto. O estudo empírico ocorreu numa sala de estudo da UMa, tendo sido valorizada a observação participante na recolha de dados, bem como o recurso a conversas informais e entrevistas não estruturadas. Foi suportado por uma revisão de literatura que incide particularmente sobre a evolução tecnológica e do seu contributo a aprendizagem e como promotora e facilitadora da inovação pedagógica. A aprendizagem, e as diferentes teorias que a explicam, tem aqui um papel relevante, com particular incidência nas teorias que sustentam a aprendizagem pelo uso da tecnologia e dos computadores. A Internet e o seu uso social destacam-se, dando suporte a um aspecto fundamental desta tese que é sua utilização como espaço de aprendizagem. Em todo o trabalho se assume a importância que a Internet tem vindo a ter nos processos de estudo e aprendizagem, tornando-se mesmo insubstituível no quotidiano académico da grande maioria dos estudantes. | por |
dc.description.sponsorship | Centro de Ciência e Tecnologia da Madeira (CITMA) | por |
dc.identifier.tid | 101244347 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/730 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Tecnologia | por |
dc.subject | Inovação | por |
dc.subject | Internet | por |
dc.subject | Cultura virtual | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Etnografia | por |
dc.subject | Ciências da Educação, área de Inovação Pedagógica | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Artes e Humanidades | por |
dc.title | Internet: sala de estudo virtual | por |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Correia | |
person.givenName | Fernando Luís Sousa | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9960-9419 | |
person.identifier.rid | A-9740-2014 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | doctoralThesis | por |
relation.isAuthorOfPublication | 948acc83-d600-4473-8b63-1de04ee77066 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 948acc83-d600-4473-8b63-1de04ee77066 | |
thesis.degree.discipline | Ciências da Educação, área de Inovação Pedagógica | por |
thesis.degree.level | Doutor | por |
thesis.degree.name | Doutoramento em Ciências da Educação, área de Inovação Pedagógica | por |