Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Projeto "Juazeiro, memória e poesia" e suas práticas pedagógicas: uma experiência inovadora em uma escola de ensino fundamental?

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MestradoCléciaBrito.pdf2.71 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo, vinculado à linha de pesquisa em Práticas Pedagógicas, pretende contribuir para ampliação de conhecimentos no campo da Inovação Pedagógica. Tem como foco principal os processos de aprendizagem. Para tanto, investigou-se as práticas pedagógicas do projeto ‘Juazeiro, memória e poesia’, vivenciadas na Escola Mandacaru, com localização no município de Juazeiro – BA, objetivando examinar o caráter inovador destas práticas. A inovação requer o rompimento com elementos do paradigma fabril, norteador das práticas tradicionais, sustentando-se em experiências pedagógicas, que se reportam as novas ideias e perspectivas. Parte, então, da seguinte questão norteadora: são inovadoras as práticas pedagógicas deste projeto vivenciado na referida escola? O trabalho está fundamentado na literatura pertinente à inovação pedagógica, nas dimensões da prática pedagógica e nas concepções de aprendizagem. A metodologia utilizada foi a etnografia, tendo como técnicas principais para a coleta de dados, a observação participante, as entrevistas semiestruturadas e a análise documental. O diário de campo foi o principal instrumento de suporte à investigação. Os resultados preliminares da pesquisa revelam que as práticas pedagógicas do projeto em questão se configuram como práticas transformadoras nos processos de aprendizagem, materializando-se em inovação pedagógica.
The present study, linked to the research line in Pedagogical Practices, aims to contribute to the expansion of knowledge in the field of Pedagogical Innovation. As a main focus the learning processes. Therefore, we investigated the pedagogical practices of the 'Juazeiro, memoria e poesia' project, lived in the Mandacaru School, located in Juazeiro city - BA, aiming to examine the innovative character of these practices. The innovation requires breaking with elements of the manufacturing paradigm, guiding traditional practices, based on pedagogical experiences, which refer new ideas and perspectives. From the following guiding question: are innovative the pedagogical practices of this project experienced in the said school? The work is based on the literature pertinent to pedagogical innovation, in the dimensions of pedagogical practice and in the conceptions of learning. The methodology used was ethnography, having as main techniques for data collection, participant observation, semi-structured interviews and documentary analysis. The field diary was the main instrument to support research. The preliminary results of the research reveal that the pedagogical practices of the project in question are configured as transformative practices in the learning processes, materializing in pedagogical innovation.

Description

Keywords

Práticas pedagógicas Inovação pedagógica Aprendizagem Etnografia Pedagogical practices Pedagogical innovation Learning Ethnography Brasil Ciências da Educação - Inovação Pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License