Repository logo
 
Publication

Projeto "Juazeiro, memória e poesia" e suas práticas pedagógicas: uma experiência inovadora em uma escola de ensino fundamental?

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCorreia, Fernando Luís de Sousa
dc.contributor.advisorVieira, Josenilton Nunes
dc.contributor.authorBrito, Clécia Nunes da Silva
dc.date.accessioned2017-10-02T14:48:31Z
dc.date.available2017-10-02T14:48:31Z
dc.date.issued2017-06-26
dc.description.abstractO presente estudo, vinculado à linha de pesquisa em Práticas Pedagógicas, pretende contribuir para ampliação de conhecimentos no campo da Inovação Pedagógica. Tem como foco principal os processos de aprendizagem. Para tanto, investigou-se as práticas pedagógicas do projeto ‘Juazeiro, memória e poesia’, vivenciadas na Escola Mandacaru, com localização no município de Juazeiro – BA, objetivando examinar o caráter inovador destas práticas. A inovação requer o rompimento com elementos do paradigma fabril, norteador das práticas tradicionais, sustentando-se em experiências pedagógicas, que se reportam as novas ideias e perspectivas. Parte, então, da seguinte questão norteadora: são inovadoras as práticas pedagógicas deste projeto vivenciado na referida escola? O trabalho está fundamentado na literatura pertinente à inovação pedagógica, nas dimensões da prática pedagógica e nas concepções de aprendizagem. A metodologia utilizada foi a etnografia, tendo como técnicas principais para a coleta de dados, a observação participante, as entrevistas semiestruturadas e a análise documental. O diário de campo foi o principal instrumento de suporte à investigação. Os resultados preliminares da pesquisa revelam que as práticas pedagógicas do projeto em questão se configuram como práticas transformadoras nos processos de aprendizagem, materializando-se em inovação pedagógica.pt_PT
dc.description.abstractThe present study, linked to the research line in Pedagogical Practices, aims to contribute to the expansion of knowledge in the field of Pedagogical Innovation. As a main focus the learning processes. Therefore, we investigated the pedagogical practices of the 'Juazeiro, memoria e poesia' project, lived in the Mandacaru School, located in Juazeiro city - BA, aiming to examine the innovative character of these practices. The innovation requires breaking with elements of the manufacturing paradigm, guiding traditional practices, based on pedagogical experiences, which refer new ideas and perspectives. From the following guiding question: are innovative the pedagogical practices of this project experienced in the said school? The work is based on the literature pertinent to pedagogical innovation, in the dimensions of pedagogical practice and in the conceptions of learning. The methodology used was ethnography, having as main techniques for data collection, participant observation, semi-structured interviews and documentary analysis. The field diary was the main instrument to support research. The preliminary results of the research reveal that the pedagogical practices of the project in question are configured as transformative practices in the learning processes, materializing in pedagogical innovation.pt_PT
dc.identifier.tid201709813pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1651
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectEtnografiapt_PT
dc.subjectPedagogical practicespt_PT
dc.subjectPedagogical innovationpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectEthnographypt_PT
dc.subjectBrasilpt_PT
dc.subjectCiências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleProjeto "Juazeiro, memória e poesia" e suas práticas pedagógicas: uma experiência inovadora em uma escola de ensino fundamental?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoCléciaBrito.pdf
Size:
2.71 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: