Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.07 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este projecto foi realizado na Universidade da Madeira, no âmbito do Mestrado em Engenharia Informática e tem como título “Plataforma para o suporte de Blended Peer Assisted Learning”.
Ao longo da nossa pesquisa sobre os vários métodos de aprendizagem online, deparamo-nos
com uma grande lacuna que abrange a maior parte dos sistema de ensino assistidos por
computador, ou seja, todas elas preocupam-se com a passagem de conhecimentos, mas raras
são aquelas que têm em atenção o tipo de utilizador, qual a seu percurso académico e
profissional, qual a metodologia que fará com que o mesmo capte melhor os conteúdos, etc.
Com este objectivo em mente, e tendo em atenção as diversas plataformas e metodologias de ensino existentes, optou-se por elaborar uma arquitectura de uma plataforma capaz de centralizar na mesma, um conjunto de funcionalidades e metodologias que possibilitassem um acompanhamento mais específico do utilizador, proporcionando um maior conhecimento, através do qual poderia encaminhar o utilizador para a estratégia de aprendizagem que mais se adequasse a um utilizador com as suas características. Como se poderá constatar no decorrer desta dissertação, a plataforma desenhada e o módulo desenvolvido têm como base teórica o
Peer Assisted Learning (PAL) e as suas estratégias de aprendizagem.
O PAL é um conceito relativamente novo, que se encontra em plena ascensão, sendo cada vez
maior o número de instituições/organizações que adoptam o PAL como metodologia de ensino
para a formação dos seus membros. Este crescimento deve-se em grande parte às várias
estratégias PAL que visam uma maior adequação ao tipo de utilizador, contribuindo assim para uma aprendizagem mais rápida e eficaz.
Uma vez que a implementação da plataforma na sua totalidade seria de todo impossível, optouse por desenvolver apenas um dos módulos referente à estratégia de PAL – Peer Tutoring (PT).
No final, o objectivo principal, passa não só por fornecer as bases necessárias ao
desenvolvimento da referida plataforma, mas também pela disponibilização do módulo de PT
que servirá de referência para o desenvolvimento das restantes estratégias.
Tendo em atenção toda a investigação efectuada, facilmente se depreende as inúmeras vantagens que podem advir da utilização do PAL, das quais se salienta, a adequação da estratégia PAL mais indicada para cada tipo de utilizador.
Description
Keywords
Engenharia de software Peer assisted learning Peer assisted learning strategies e-learning e-portfólios Blended learning Moodle e-PAL Peer tutoring Reciprocal teaching Roleplaying Cooperative learning PHP HTML MySQL URI schemas XML XSL CSS Engenharia Informática . Centro de Ciências Exatas e da Engenharia