Repository logo
 
Publication

Plataforma para o suporte de blended peer assisted learning

dc.contributor.advisorSampaio, Paulo Nazareno
dc.contributor.authorTeixeira, José Miguel Fabrício Pereira
dc.date.accessioned2013-01-23T11:34:55Z
dc.date.available2013-01-23T11:34:55Z
dc.date.issued2010
dc.date.submitted2010
dc.description.abstractEste projecto foi realizado na Universidade da Madeira, no âmbito do Mestrado em Engenharia Informática e tem como título “Plataforma para o suporte de Blended Peer Assisted Learning”. Ao longo da nossa pesquisa sobre os vários métodos de aprendizagem online, deparamo-nos com uma grande lacuna que abrange a maior parte dos sistema de ensino assistidos por computador, ou seja, todas elas preocupam-se com a passagem de conhecimentos, mas raras são aquelas que têm em atenção o tipo de utilizador, qual a seu percurso académico e profissional, qual a metodologia que fará com que o mesmo capte melhor os conteúdos, etc. Com este objectivo em mente, e tendo em atenção as diversas plataformas e metodologias de ensino existentes, optou-se por elaborar uma arquitectura de uma plataforma capaz de centralizar na mesma, um conjunto de funcionalidades e metodologias que possibilitassem um acompanhamento mais específico do utilizador, proporcionando um maior conhecimento, através do qual poderia encaminhar o utilizador para a estratégia de aprendizagem que mais se adequasse a um utilizador com as suas características. Como se poderá constatar no decorrer desta dissertação, a plataforma desenhada e o módulo desenvolvido têm como base teórica o Peer Assisted Learning (PAL) e as suas estratégias de aprendizagem. O PAL é um conceito relativamente novo, que se encontra em plena ascensão, sendo cada vez maior o número de instituições/organizações que adoptam o PAL como metodologia de ensino para a formação dos seus membros. Este crescimento deve-se em grande parte às várias estratégias PAL que visam uma maior adequação ao tipo de utilizador, contribuindo assim para uma aprendizagem mais rápida e eficaz. Uma vez que a implementação da plataforma na sua totalidade seria de todo impossível, optouse por desenvolver apenas um dos módulos referente à estratégia de PAL – Peer Tutoring (PT). No final, o objectivo principal, passa não só por fornecer as bases necessárias ao desenvolvimento da referida plataforma, mas também pela disponibilização do módulo de PT que servirá de referência para o desenvolvimento das restantes estratégias. Tendo em atenção toda a investigação efectuada, facilmente se depreende as inúmeras vantagens que podem advir da utilização do PAL, das quais se salienta, a adequação da estratégia PAL mais indicada para cada tipo de utilizador.por
dc.description.sponsorshipUniversidade da Madeirapor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/325
dc.language.isoporpor
dc.subjectEngenharia de softwarepor
dc.subjectPeer assisted learningpor
dc.subjectPeer assisted learning strategiespor
dc.subjecte-learningpor
dc.subjecte-portfóliospor
dc.subjectBlended learningpor
dc.subjectMoodlepor
dc.subjecte-PALpor
dc.subjectPeer tutoringpor
dc.subjectReciprocal teachingpor
dc.subjectRoleplayingpor
dc.subjectCooperative learningpor
dc.subjectPHPpor
dc.subjectHTMLpor
dc.subjectMySQLpor
dc.subjectURI schemaspor
dc.subjectXMLpor
dc.subjectXSLpor
dc.subjectCSSpor
dc.subjectEngenharia Informáticapor
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Ciências Exatas e da Engenharia
dc.titlePlataforma para o suporte de blended peer assisted learningpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineCiências Exatas e Engenhariapor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Informáticapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoMiguelTeixeira.pdf
Size:
3.07 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: