Publication
Plataforma para o suporte de blended peer assisted learning
dc.contributor.advisor | Sampaio, Paulo Nazareno | |
dc.contributor.author | Teixeira, José Miguel Fabrício Pereira | |
dc.date.accessioned | 2013-01-23T11:34:55Z | |
dc.date.available | 2013-01-23T11:34:55Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.description.abstract | Este projecto foi realizado na Universidade da Madeira, no âmbito do Mestrado em Engenharia Informática e tem como título “Plataforma para o suporte de Blended Peer Assisted Learning”. Ao longo da nossa pesquisa sobre os vários métodos de aprendizagem online, deparamo-nos com uma grande lacuna que abrange a maior parte dos sistema de ensino assistidos por computador, ou seja, todas elas preocupam-se com a passagem de conhecimentos, mas raras são aquelas que têm em atenção o tipo de utilizador, qual a seu percurso académico e profissional, qual a metodologia que fará com que o mesmo capte melhor os conteúdos, etc. Com este objectivo em mente, e tendo em atenção as diversas plataformas e metodologias de ensino existentes, optou-se por elaborar uma arquitectura de uma plataforma capaz de centralizar na mesma, um conjunto de funcionalidades e metodologias que possibilitassem um acompanhamento mais específico do utilizador, proporcionando um maior conhecimento, através do qual poderia encaminhar o utilizador para a estratégia de aprendizagem que mais se adequasse a um utilizador com as suas características. Como se poderá constatar no decorrer desta dissertação, a plataforma desenhada e o módulo desenvolvido têm como base teórica o Peer Assisted Learning (PAL) e as suas estratégias de aprendizagem. O PAL é um conceito relativamente novo, que se encontra em plena ascensão, sendo cada vez maior o número de instituições/organizações que adoptam o PAL como metodologia de ensino para a formação dos seus membros. Este crescimento deve-se em grande parte às várias estratégias PAL que visam uma maior adequação ao tipo de utilizador, contribuindo assim para uma aprendizagem mais rápida e eficaz. Uma vez que a implementação da plataforma na sua totalidade seria de todo impossível, optouse por desenvolver apenas um dos módulos referente à estratégia de PAL – Peer Tutoring (PT). No final, o objectivo principal, passa não só por fornecer as bases necessárias ao desenvolvimento da referida plataforma, mas também pela disponibilização do módulo de PT que servirá de referência para o desenvolvimento das restantes estratégias. Tendo em atenção toda a investigação efectuada, facilmente se depreende as inúmeras vantagens que podem advir da utilização do PAL, das quais se salienta, a adequação da estratégia PAL mais indicada para cada tipo de utilizador. | por |
dc.description.sponsorship | Universidade da Madeira | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/325 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Engenharia de software | por |
dc.subject | Peer assisted learning | por |
dc.subject | Peer assisted learning strategies | por |
dc.subject | e-learning | por |
dc.subject | e-portfólios | por |
dc.subject | Blended learning | por |
dc.subject | Moodle | por |
dc.subject | e-PAL | por |
dc.subject | Peer tutoring | por |
dc.subject | Reciprocal teaching | por |
dc.subject | Roleplaying | por |
dc.subject | Cooperative learning | por |
dc.subject | PHP | por |
dc.subject | HTML | por |
dc.subject | MySQL | por |
dc.subject | URI schemas | por |
dc.subject | XML | por |
dc.subject | XSL | por |
dc.subject | CSS | por |
dc.subject | Engenharia Informática | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Ciências Exatas e da Engenharia | |
dc.title | Plataforma para o suporte de blended peer assisted learning | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Ciências Exatas e Engenharia | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Informática | por |