Publication
Os programas de enriquecimento como resposta aos alunos sobredotados numa escola inclusiva: fundamento e construção do programa "MAIS"
dc.contributor.author | Antunes, Ana | |
dc.contributor.author | Almeida, Leandro S. | |
dc.date.accessioned | 2022-07-14T13:45:31Z | |
dc.date.available | 2022-07-14T13:45:31Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | Neste trabalho reflectimos sobre o apoio psico-educativo que a escola inclusiva pode considerar face aos alunos com altas habilidades, centrando-se especificamente na modalidade de enriquecimento. Este, integrado numa lógica de promoção cognitiva e de “ensinar a pensar” assume, diversas vezes, a forma de programas de enriquecimento, caracterizados por proporcionarem aos alunos mais capazes um conjunto de actividades que permitem o desenvolvimento de conhecimentos, de competências criativas e de pensamento, bem como de características mais sócio-emocionais. Ainda que os programas possam assumir formas distintas, têm surgido investigações que sugerem a importância da combinação de diversas técnicas e estratégias, permitindo um aprofundamento e uma complexificação progressiva dos conhecimentos adquiridos pelos alunos. Neste sentido, o modelo de enriquecimento escolar (Renzulli & Reis, 1997) e o modelo dos três estádios de enriquecimento de Purdue (Feldhusen & Kolloff, 1981) permitem a organização de programas de enriquecimento, apostando na evolução e no aprofundamento dos processos criativos e metacognitivos envolvidos. Partindo do Modelo Triádico de Enriquecimento (Renzulli & Reis, 1997), mais concretamente do enriquecimento tipo II, desenvolvemos e aplicámos o programa de enriquecimento MAIS (Motivação, Aptidão, Inovação e Socialização) numa escola pública do distrito de Braga, junto de 30 alunos, a frequentarem o 2º ciclo do Ensino Básico. Descrevemos as principais características do programa, enfatizando a resolução criativa de problemas e a autoregulação, e finalizamos comentando as limitações do estudo actual e apresentando recomendações para estudos futuros. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Antunes, A. M. P., & Almeida, L. S. (2011). Os programas de enriquecimento como resposta aos alunos sobredotados numa escola inclusiva: fundamento e construção do programa" MAIS". Sobredotação". ISSN 0875-0106. 67-82. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/4408 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS) | pt_PT |
dc.subject | Sobredotação | pt_PT |
dc.subject | Alunos mais capazes | pt_PT |
dc.subject | Enriquecimento escolar | pt_PT |
dc.subject | Programa MAIS | pt_PT |
dc.subject | Giftedness | pt_PT |
dc.subject | More able students | pt_PT |
dc.subject | Enrichment | pt_PT |
dc.subject | MAIS program | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Artes e Humanidades | pt_PT |
dc.title | Os programas de enriquecimento como resposta aos alunos sobredotados numa escola inclusiva: fundamento e construção do programa "MAIS" | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 82 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 67 | pt_PT |
oaire.citation.title | Sobredotação | pt_PT |
person.familyName | Antunes | |
person.familyName | Almeida | |
person.givenName | Ana | |
person.givenName | Leandro | |
person.identifier.ciencia-id | AD1E-94B0-3055 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3336-7867 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0651-7014 | |
person.identifier.rid | B-3040-2011 | |
person.identifier.scopus-author-id | 7102247228 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | cd1b52f4-d21d-4ed4-b73a-09e9de597a06 | |
relation.isAuthorOfPublication | 99a55fcd-e3d9-4ae1-b194-3827555b9f0f | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | cd1b52f4-d21d-4ed4-b73a-09e9de597a06 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Os programas de enriquecimento como resposta aos alunos sobredotados numa escola inclusiva.pdf
- Size:
- 10.24 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: