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Os programas de enriquecimento como resposta aos alunos sobredotados numa escola inclusiva: fundamento e construção do programa "MAIS"

dc.contributor.authorAntunes, Ana
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.
dc.date.accessioned2022-07-14T13:45:31Z
dc.date.available2022-07-14T13:45:31Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractNeste trabalho reflectimos sobre o apoio psico-educativo que a escola inclusiva pode considerar face aos alunos com altas habilidades, centrando-se especificamente na modalidade de enriquecimento. Este, integrado numa lógica de promoção cognitiva e de “ensinar a pensar” assume, diversas vezes, a forma de programas de enriquecimento, caracterizados por proporcionarem aos alunos mais capazes um conjunto de actividades que permitem o desenvolvimento de conhecimentos, de competências criativas e de pensamento, bem como de características mais sócio-emocionais. Ainda que os programas possam assumir formas distintas, têm surgido investigações que sugerem a importância da combinação de diversas técnicas e estratégias, permitindo um aprofundamento e uma complexificação progressiva dos conhecimentos adquiridos pelos alunos. Neste sentido, o modelo de enriquecimento escolar (Renzulli & Reis, 1997) e o modelo dos três estádios de enriquecimento de Purdue (Feldhusen & Kolloff, 1981) permitem a organização de programas de enriquecimento, apostando na evolução e no aprofundamento dos processos criativos e metacognitivos envolvidos. Partindo do Modelo Triádico de Enriquecimento (Renzulli & Reis, 1997), mais concretamente do enriquecimento tipo II, desenvolvemos e aplicámos o programa de enriquecimento MAIS (Motivação, Aptidão, Inovação e Socialização) numa escola pública do distrito de Braga, junto de 30 alunos, a frequentarem o 2º ciclo do Ensino Básico. Descrevemos as principais características do programa, enfatizando a resolução criativa de problemas e a autoregulação, e finalizamos comentando as limitações do estudo actual e apresentando recomendações para estudos futuros.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAntunes, A. M. P., & Almeida, L. S. (2011). Os programas de enriquecimento como resposta aos alunos sobredotados numa escola inclusiva: fundamento e construção do programa" MAIS". Sobredotação". ISSN 0875-0106. 67-82.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4408
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherAssociação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS)pt_PT
dc.subjectSobredotaçãopt_PT
dc.subjectAlunos mais capazespt_PT
dc.subjectEnriquecimento escolarpt_PT
dc.subjectPrograma MAISpt_PT
dc.subjectGiftednesspt_PT
dc.subjectMore able studentspt_PT
dc.subjectEnrichmentpt_PT
dc.subjectMAIS programpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleOs programas de enriquecimento como resposta aos alunos sobredotados numa escola inclusiva: fundamento e construção do programa "MAIS"pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortugalpt_PT
oaire.citation.endPage82pt_PT
oaire.citation.startPage67pt_PT
oaire.citation.titleSobredotaçãopt_PT
person.familyNameAntunes
person.familyNameAlmeida
person.givenNameAna
person.givenNameLeandro
person.identifier.ciencia-idAD1E-94B0-3055
person.identifier.orcid0000-0002-3336-7867
person.identifier.orcid0000-0002-0651-7014
person.identifier.ridB-3040-2011
person.identifier.scopus-author-id7102247228
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationcd1b52f4-d21d-4ed4-b73a-09e9de597a06
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