Repository logo
 
Publication

ResistĂȘncia ao stress em docentes de crianças em idade infantil

datacite.subject.fosCiĂȘncias Sociais::Psicologiapt_PT
datacite.subject.fosCiĂȘncias Sociais::CiĂȘncias da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
dc.contributor.advisorSoares, Gualberto InĂĄcio Melim
dc.contributor.authorGomes, Ana Catarina Andrade
dc.date.accessioned2020-01-21T15:11:25Z
dc.date.available2020-01-21T15:11:25Z
dc.date.issued2019-11-27
dc.description.abstractSer professor Ă© uma profissĂŁo considerada desgastante, porĂ©m o ser humano Ă© dotado da capacidade de lidar e resolver problemas. Esta investigação analisa a resistĂȘncia ao stress em docentes de crianças em idade infantil, assim como verifica o efeito das variĂĄveis sociodemogrĂĄfica nos nĂ­veis de resiliĂȘncia e de stress. A mesma justifica-se pertinente, uma vez que a docĂȘncia representa uma atividade extremamente exigente e geradora de nĂ­veis de stress superiores a outras profissĂ”es. Este estudo utilizou uma metodologia quantitativa e a sua amostra inclui cerca de 130 docentes, 70,4% do sexo feminino, com uma mĂ©dia de 45 anos e a lecionar na prĂ©-escolar, no 1Âș e/ou 2Âș ciclos do ensino bĂĄsico por um tempo mĂ©dio de 19,3 anos. Para medir a vulnerabilidade ao stress foi utilizado o QuestionĂĄrio de Vulnerabilidade ao Stress – 23 QVS, de Vaz Serra (2000). E para avaliar a resiliĂȘncia, a Escala de ResiliĂȘncia – Measuring State Resilience (MSR), adaptada e validada para a população portuguesa por Helena Martins (2005). Os dados foram analisados estatisticamente atravĂ©s de estudos descritivos, correlacionais e inferenciais. Os resultados encontrados revelam valores moderados de vulnerabilidade ao stress, sendo mais elevadas nas dimensĂ”es de “Inibição e dependĂȘncia funcional”, “CondiçÔes de vida adversas” e “Privação de afeto e rejeição”. AlĂ©m disso, as correlaçÔes evidenciam que a resiliĂȘncia encontra-se fortemente associada a valores negativos das dimensĂ”es supramencionadas. A vulnerabilidade ao stress aumenta com a idade e os participantes do gĂ©nero feminino afiguram-se mais resilientes, quando comparados com os indivĂ­duos do gĂ©nero masculino. Apesar dos valores moderados, os dados sugerem que a vulnerabilidade ao stress pode trazer repercussĂ”es na qualidade de vida, alertando para a necessidade de gerir o stress de forma sustentada.pt_PT
dc.description.abstractBeing a teacher is a profession considered exhausting, but the human being is endowed with the ability to deal with and solve problems. This research analyses the resistance to stress in teachers of children of child age, as well as verifying the effect of sociodemographic variables on levels of resilience and stress. This is justified as teaching is an extremely demanding activity that generates higher levels of stress than other professions. This study used a quantitative methodology and its sample includes about 130 teachers, 70.4% female, with an average of 45 years and teaching in preschool, 1st and/or 2nd cycles of basic education for an average time of 19.3 years. To measure vulnerability to stress, the Stress Vulnerability Questionnaire - 23 QVS, by Vaz Serra (2000) was used. And to assess resilience, the Measuring State Resilience (MSR), adapted and validated for the Portuguese population by Helena Martins (2005). Data were statistically analyzed through descriptive, correlational and inferential studies. The results show moderate values of vulnerability to stress, being higher in the dimensions of "Inhibition and functional dependence", "Adverse living conditions" and "Deprivation of affection and rejection". In addition, the correlations show that resilience is strongly associated with negative values of the dimensions mentioned above. Vulnerability to stress increases with age and female participants appear to be more resilient when compared to male individuals. Despite the moderate values, the data suggest that vulnerability to stress may have repercussions on quality of life, alerting to the need to manage stress in a sustained manner.pt_PT
dc.identifier.tid202367169pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2687
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectResistĂȘnciapt_PT
dc.subjectVulnerabilidadept_PT
dc.subjectStresspt_PT
dc.subjectDocentespt_PT
dc.subjectPré-escolapt_PT
dc.subjectPrimeiro e Segundo Ciclos do Ensino BĂĄsicopt_PT
dc.subjectResistancept_PT
dc.subjectVulnerabilitypt_PT
dc.subjectStresspt_PT
dc.subjectTeacherspt_PT
dc.subjectPre-schoolpt_PT
dc.subjectFirst and Second Cycles of Basic Educationpt_PT
dc.subjectPsicologia da Educaçãopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleResistĂȘncia ao stress em docentes de crianças em idade infantilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoAnaCatarinaGomes.pdf
Size:
1.21 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: