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O século XX foi marcado pelo crescimento da liderança pública feminina em diversos campos sociais, assegurando às mulheres e aos homens relações de equilíbrio e às organizações sociais, formas menos autoritárias de existir (Carreira, 2001).
Nesta dimensão e na necessidade de revisão do paradigma educacional assume-se pertinente apresentar um estudo de investigação que tem como núcleo de
pesquisa a Liderança Escolar no Feminino e que se teoriza como uma realidade
extremamente controversa.
O interesse despertado responsabiliza a experiência profissional de largos anos,
no Conselho Executivo da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de
Gouveia, como suporte referencial para o desenvolvimento de uma área envolta em
tradicionais preconceitos de género e com lentos avanços que urge contextualizar.
A temática não se pautou pela valorização dos pressupostos feministas do início do século passado, ainda que se deva admitir que o movimento revolucionário
protagonizado pelas mulheres foi um alerta mundial para a igualdade entre os dois
géneros e influenciou certamente, o papel da mulher no exercício da liderança das
instituições académicas.
A finalidade da escolha perspectiva-se no enquadramento a longo prazo da
administração e gestão das organizações escolares, com vista a legitimar uma
liderança que se coaduna com os parâmetros da modernidade, por que se entende que
a condição feminina está intimamente ligada às causas da educação.
Os objectivos específicos destinam-se a fazer o levantamento das práticas
exercidas pelas líderes femininas, observar as semelhanças e as diferenças de actuação
nas práticas da rotina escolar, analisar as atitudes comportamentais e descrever os
aspectos relevantes que consubstanciam a importância das mulheres em liderança.
Os recursos qualitativos aplicados geram informações valiosas que destacam as
facetas das mulheres posicionadas nos respectivos cargos, justificando claramente que são portadoras de qualidades de abrangência emotiva, que enquadram a relação com o sucesso educativo e perfilam a liderança transformacional projectada para o século XXI.
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Keywords
Gestão Liderança Organização Mulher Educação Madeira (Portugal) . Centro de Ciências Sociais