Repository logo
 
Publication

A aprendizagem da geometria: critérios de paralelismo e perpendicularidade entre planos, e entre retas e planos

dc.contributor.advisorFernandes, Elsa Maria dos Santos
dc.contributor.authorLopes, Ana Sofia Fernandes Duarte
dc.date.accessioned2014-03-19T10:02:21Z
dc.date.available2014-03-19T10:02:21Z
dc.date.issued2014-03-19
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractO estudo aqui apresentado teve como objetivo compreender como é que os alunos aprendem Geometria. Para melhor estudar este problema, o mesmo foi dissecado em três questões: (a) Qual o papel dos materiais manipuláveis na estruturação do pensamento geométrico dos alunos? (b) Como comunicam as ideias geométricas? (c) Como é que os modelos concretos facilitam a passagem do concreto para o abstrato? Analisou-se o trabalho de uma turma do oitavo ano de escolaridade em torno da realização de duas tarefas que compreendiam a dedução dos critérios de paralelismo e perpendicularidade entre planos, e entre retas e planos, e a resolução de problemas realistas com base nesses critérios. A investigação realizada foi de natureza qualitativa e os dados foram recolhidos pela investigadora através de registos audiovisuais, com câmara e vídeo, do trabalho dos alunos. A análise dos dados fez-se com base nas questões acima apresentadas. Das conclusões que advêm do estudo destaca-se o papel essencial dos materiais manipuláveis, e dos modelos concretos, na construção e concetualização do conhecimento geométrico dos alunos. De referir ainda a importância das atividades de natureza exploratória e investigativa, as quais incidiram sobre problemas abertos, onde as descobertas feitas foram mais convincentes e surpreendentes e a explicação lógica das mesmas permitiram matematizar a realidade.por
dc.description.sponsorshipUniversidade da Madeirapor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/560
dc.language.isoporpor
dc.subjectGeometriapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectMateriais manipuláveispor
dc.subjectRaciocínio dedutivopor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectEnsino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundáriopor
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Ciências Exatas e da Engenhariapor
dc.titleA aprendizagem da geometria: critérios de paralelismo e perpendicularidade entre planos, e entre retas e planospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineEnsino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundáriopor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundáriopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoSofiaLopes.pdf
Size:
3.55 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: