Publication 
A aprendizagem da geometria: critérios de paralelismo e perpendicularidade entre planos, e entre retas e planos
| dc.contributor.advisor | Fernandes, Elsa Maria dos Santos | |
| dc.contributor.author | Lopes, Ana Sofia Fernandes Duarte | |
| dc.date.accessioned | 2014-03-19T10:02:21Z | |
| dc.date.available | 2014-03-19T10:02:21Z | |
| dc.date.issued | 2014-03-19 | |
| dc.date.submitted | 2012 | |
| dc.description.abstract | O estudo aqui apresentado teve como objetivo compreender como é que os alunos aprendem Geometria. Para melhor estudar este problema, o mesmo foi dissecado em três questões: (a) Qual o papel dos materiais manipuláveis na estruturação do pensamento geométrico dos alunos? (b) Como comunicam as ideias geométricas? (c) Como é que os modelos concretos facilitam a passagem do concreto para o abstrato? Analisou-se o trabalho de uma turma do oitavo ano de escolaridade em torno da realização de duas tarefas que compreendiam a dedução dos critérios de paralelismo e perpendicularidade entre planos, e entre retas e planos, e a resolução de problemas realistas com base nesses critérios. A investigação realizada foi de natureza qualitativa e os dados foram recolhidos pela investigadora através de registos audiovisuais, com câmara e vídeo, do trabalho dos alunos. A análise dos dados fez-se com base nas questões acima apresentadas. Das conclusões que advêm do estudo destaca-se o papel essencial dos materiais manipuláveis, e dos modelos concretos, na construção e concetualização do conhecimento geométrico dos alunos. De referir ainda a importância das atividades de natureza exploratória e investigativa, as quais incidiram sobre problemas abertos, onde as descobertas feitas foram mais convincentes e surpreendentes e a explicação lógica das mesmas permitiram matematizar a realidade. | por | 
| dc.description.sponsorship | Universidade da Madeira | por | 
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/560 | |
| dc.language.iso | por | por | 
| dc.subject | Geometria | por | 
| dc.subject | Aprendizagem | por | 
| dc.subject | Materiais manipuláveis | por | 
| dc.subject | Raciocínio dedutivo | por | 
| dc.subject | Resolução de problemas | por | 
| dc.subject | Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário | por | 
| dc.subject | . | por | 
| dc.subject | Centro de Ciências Exatas e da Engenharia | por | 
| dc.title | A aprendizagem da geometria: critérios de paralelismo e perpendicularidade entre planos, e entre retas e planos | por | 
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por | 
| rcaap.type | masterThesis | por | 
| thesis.degree.discipline | Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário | por | 
| thesis.degree.level | Mestrado | por | 
| thesis.degree.name | Mestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário | por | 
