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Advisor(s)
Abstract(s)
We analyse the levels of motivation for therapy, as well as explore if there are
significant differences between the group of clients who drop-out from therapy and
those who continue. Is there a relation between the different dimensions of motivation
and the way the client perceive the therapeutic environment? 39 dyads of therapist and
clients from Portugal participated. The Client motivation for therapy scale, adapted
from Pelletier, Tucson and Haddad (1997) and the modified HCCQ from Williams,
McGregor, King, Nelson and Glasgow (2005) were administered to the clients in 1st, 3rd
,
5
th and 8th session. Significant differences in the intrinsic motivation and amotivation
dimension and no significant differences were found, between those who give
up/continue psychotherapy (p>.05). Nevertheless it was found a positive significant
correlation (rs=.467) between the level of perception of the therapeutic environment and
integrated motivation, as well as a negative correlation with amotivation (rs=.521), that
is to say, the better the perception of the therapeutic environment, more motivated they
are for therapy.
Analisa-se os níveis de motivação para a terapia, bem como explora-se se há diferenças significativas entre o grupo de clientes que desiste e os que continuam. Procura-se uma relação entre as diferentes dimensões da motivação e da forma como o cliente percebe o ambiente terapêutico. Participaram 39 díades de terapeutas e clientes de Portugal. O Questionário de motivação do cliente para a terapia, adaptado de Pelletier, Tucson e Haddad (1997) e o Questionário modificado do ambiente terapêutico de Williams, McGregor, King, Nelson e Glasgow (2005) foram administrados aos clientes na 1ª, 3ª, 5ª e 8ª sessão. Encontraram-se diferenças significativas na motivação intrínseca e na dimensão de amotivação e não foram encontradas diferenças entre aqueles que desistem/continuam psicoterapia (p> 0,05). No entanto, verificou-se uma correlação positiva (r = 0,467) entre a percepção do ambiente terapêutico e a motivação integrada, bem como a existência de uma correlação negativa com a dimensão da amotivação (rs = 0,521), ou seja quanto melhor a percepção do ambiente terapeutico, maior é a motivação do cliente para a terapia.
Analisa-se os níveis de motivação para a terapia, bem como explora-se se há diferenças significativas entre o grupo de clientes que desiste e os que continuam. Procura-se uma relação entre as diferentes dimensões da motivação e da forma como o cliente percebe o ambiente terapêutico. Participaram 39 díades de terapeutas e clientes de Portugal. O Questionário de motivação do cliente para a terapia, adaptado de Pelletier, Tucson e Haddad (1997) e o Questionário modificado do ambiente terapêutico de Williams, McGregor, King, Nelson e Glasgow (2005) foram administrados aos clientes na 1ª, 3ª, 5ª e 8ª sessão. Encontraram-se diferenças significativas na motivação intrínseca e na dimensão de amotivação e não foram encontradas diferenças entre aqueles que desistem/continuam psicoterapia (p> 0,05). No entanto, verificou-se uma correlação positiva (r = 0,467) entre a percepção do ambiente terapêutico e a motivação integrada, bem como a existência de uma correlação negativa com a dimensão da amotivação (rs = 0,521), ou seja quanto melhor a percepção do ambiente terapeutico, maior é a motivação do cliente para a terapia.
Description
Keywords
Motivation Psychotherapy Clients Therapeutic environment Psicoterapia Motivação Clientes Ambiente terapêutico . Faculdade de Artes e Humanidades Serviço Social
Citation
Soares, L., Oliveira, F., Lemos, M. S., Lucas, C. V., Botella, L., & Corbella, S. (2012). Motivation for Therapy: an important ingredient to change?. Revista de Psicologia da IMED, 4(1), 640-648.
Publisher
IMED