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Desenvolvimento de habilidades socioprofissionais em indivíduos com necessidades especiais: avaliação de um programa de intervenção

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFranco, Maria da Glória Salazar d`Eça Costa
dc.contributor.advisorRodrigues, Nuno Miguel Vieira
dc.contributor.authorRodrigues, Ana Sofia Silva
dc.date.accessioned2019-03-07T09:53:21Z
dc.date.available2019-03-07T09:53:21Z
dc.date.issued2019-01-22
dc.description.abstractA transição para a vida adulta é um marco importante na vida de qualquer sujeito e, entre outros desafios, implica a entrada no mundo do trabalho. Obter o primeiro emprego é uma tarefa árdua para todos, mas torna-se ainda mais difícil para a população com incapacidade intelectual, pois ainda existem barreiras no meio e preconceitos que não foram ultrapassados. Tendo em conta que as habilidades sociais e socioprofissionais têm sido cada vez mais valorizadas neste contexto, torna-se fundamental desenvolvê-las também junto desta população, de forma a aumentar a probabilidade de iniciarem a prática laboral. Posto isto, o presente estudo visa perceber se o programa de intervenção “Sou Capaz – Programa de Desenvolvimento de Habilidades Socioprofissionais” promove melhorias nas habilidades socioprofissionais destes sujeitos, e se essas melhorias se mantêm ao longo do tempo. Assim sendo, constitui-se uma amostra de 10 sujeitos institucionalizados numa IPSS do Funchal. Esta investigação pressupõe um estudo de caso do tipo descritivo, recorrendo a uma abordagem quantitativa, no qual se utilizou a metodologia multiple probe design. Foram aplicados dois instrumentos: o Inventário de Habilidades Sociais (IHS) numa forma adaptada, e o Registo de Observação de Habilidades Sociais Profissionais (ROHSP). Os resultados obtidos apontam para uma evolução após a aplicação do programa, em algumas habilidades socioprofissionais avaliadas, registando-se dificuldades na manutenção das aquisições. Conclui-se, portanto, que é necessário continuar a apostar na reflexão sobre a arquitetura de programas psicoeducativos para a população com incapacidade intelectual, tendo por base a evidência científica decorrente da investigação a este respeito.pt_PT
dc.description.abstractThe transition to adulthood is an important moment in the life of any individual and, among other challenges, it implies the enter on the labour market. Getting the first job is an arduous task for everyone, but it becomes even more difficult for the population with intellectual disability, because there are still organizational barriers and prejudice to overcome. Considering that social and socio-professional skills have been increasingly valued in this context, it is critical to develop them with this population, to increase their probability of starting a career at work. Thus, the present study aims to examine whether the intervention program "Sou Capaz – Socio-professional Skills Development Program" promotes the improvement of the socio-professional skills of these individuals, and if these improvements can persist over time. In the current study, a sample of 10 subjects institutionalized in a PISS of Funchal was used. This research was developed following a descriptive case study research plan, using a quantitative approach and a multiple probe design methodology. Two instruments were implemented in order to study the program impact: the Social Skills Inventory (SSI) in an adapted form, and the Professional Social Skills Observation System (PSSOS). The results have shown that the program has contributed to some of the evolution after the intervention, in some socio-professional skills evaluated, still follow up assessments have shown that some of the improvements did not have persisted over time. Therefore, one of the main conclusions is that it is imperative to reflect and optimize the structure of psychoeducational programs for the population with intellectual disability, relying on scientific evidence.pt_PT
dc.identifier.tid202179710pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2287
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEmpregopt_PT
dc.subjectIncapacidadept_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectHabilidades sociaispt_PT
dc.subjectHabilidades socioprofissionaispt_PT
dc.subjectEmploymentpt_PT
dc.subjectDisabilitypt_PT
dc.subjectSpecial needspt_PT
dc.subjectSocial skillspt_PT
dc.subjectSocio-professional skillspt_PT
dc.subjectPsicologia da Educaçãopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleDesenvolvimento de habilidades socioprofissionais em indivíduos com necessidades especiais: avaliação de um programa de intervençãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

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