Repository logo
 
Publication

Envolvimento do aluno na escola, perceção de apoio familiar e desempenho escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorBeja, Maria João Gouveia Pereira
dc.contributor.advisorPortugal, Alda Patrícia Marques
dc.contributor.authorGonçalves, Sara Sofia Basílio
dc.date.accessioned2018-04-27T14:24:23Z
dc.date.available2018-04-27T14:24:23Z
dc.date.issued2018-01-16
dc.description.abstractNos países mais evoluídos permanece em debate uma questão controvérsia. O dilema centra-se na forma como poderá ser assegurada uma escolarização que tenha como objetivo o sucesso dos alunos e difundir a equidade educativa (Rodrigues, 2012). Nesse sentido torna-se essencial compreender os fatores que influenciam o desempenho escolar. O propósito deste estudo passa por perceber qual a relação que existe entre o envolvimento do aluno na escola, a perceção de apoio familiar e o desempenho escolar. Para isso utilizaram se, a escala de envolvimento do aluno na escola (Veiga, 2016), o Inventário de Perceção de Suporte Familiar (Batista, 2005), o Social Support Appraisals (Antunes & Fontaine, 1994) e a média das notas do 1º período. Foram realizadas análises correlacionais, regressões múltiplas e o teste de Kruskal-Wallis numa amostra de 82 alunos do 3ºciclo da Região Autónoma da Madeira. Constata-se que existe uma correlação positiva entre o envolvimento do aluno e o seu desempenho. Foi ainda observada correlação negativa entre o apoio familiar e o desempenho dos alunos, assim como entre o apoio familiar e o envolvimento. Verificou-se ainda que, o envolvimento é maior preditor do desempenho escolar do que o apoio familiar. Por fim, os resultados demonstraram que os níveis de envolvimento comportamental tendem a diminuir do 7º para o 9º ano, ao contrário do que acontece com a dimensão da adaptação do apoio familiar que tende a aumentar. Deste modo, verifica-se que o envolvimento do aluno na escola é importante para a melhoraria do desempenho do mesmo. Contudo, atualmente, o envolvimento comportamental ainda se encontra fortemente associado às boas notas, ainda que se tenha constatado que o mais importante é o envolvimento ativo no seu processo de ensino-aprendizagem (agenciativo). Por outro lado, os resultados revelam que a pouca monitorização dos pais pode estar associada ao fraco desempenho escolar.pt_PT
dc.description.abstractIn the most developed countries, an issue that raises a great universal controversy remains. The dilemma is focused on how schooling can be ensured with the goal of student success, as well as the dissemination of educational equity (Rodrigues, 2012). In this sense it is essential to understand the factors that influence school performance. The purpose of this study is to understand the relationship between the student's engagement in school, the perception of family support and school performance. For this purpose, were used The Social Support Appraisals (SSA, Antunes & Fontaine, 1994), the Family Support Perception Inventory (IPSF, Batista, 2005) 1994), the scale of student engagement in school (SES-4DS; Veiga, 2013) and the average of the 1st period notes. Correlational analyzes, multiple regressions and the Kruskal-Wallis test were performed on a sample of 82 students from the 3rd cycle of the Autonomous Region of Madeira. It is observed that there is a positive correlation between student engagement and performance. There was also a negative correlation between family support and student performance, as well as between family support and engagement. It was also found that involvement is a greater predictor of school performance than family support. Finally, the results showed that levels of behavioral involvement tend to decrease from the 7th to the 9th year, in contrast to the size of the adjustment of family support that tends to increase. In this way, it is verified that the student's involvement in school is important for the improvement of the performance of the same. However, currently, behavioral involvement is still strongly associated with good grades, although it has been found that the most important is active involvement in its teaching learning (agency) process. On the other hand, the results show that poor parental monitoring may be associated with poor school performance.pt_PT
dc.identifier.tid201882256pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1909
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnvolvimento do aluno na escolapt_PT
dc.subjectPerceção do apoio familiarpt_PT
dc.subjectDesempenho escolarpt_PT
dc.subject3.º Ciclopt_PT
dc.subjectStudent engagement in schoolpt_PT
dc.subjectPerception of family supportpt_PT
dc.subjectSchool performancept_PT
dc.subject3rd Cyclept_PT
dc.subjectPsicologia da Educaçãopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleEnvolvimento do aluno na escola, perceção de apoio familiar e desempenho escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoSaraGoncalves.pdf
Size:
1.57 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: