Repository logo
 
Publication

Contributos pragmático-linguísticos para a análise da dêixis em textos online: estudo de corpora de notícias e de anúncios de teor considerado (pseudo)científico e (pseudo)medicinal, extraídos de sites catalogados como veiculadores de notícias falsas

datacite.subject.fosHumanidades::Outras Humanidadespt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSousa, Alcina Maria Pereira de
dc.contributor.advisorSoto, María Teresa López
dc.contributor.authorNunes, Alexandra José Cabral Sá
dc.date.accessioned2020-12-07T10:20:25Z
dc.date.available2020-12-07T10:20:25Z
dc.date.issued2020-09-07
dc.description.abstractA prática discursiva, designada pelo empréstimo fake news, caracteriza-se pela disseminação intencional de informação falsa, duvidosa ou (des)informação. Além de ser uma ameaça para as democracias e para o jornalismo, pode também consistir num risco para a saúde pública. O objetivo desta investigação consiste em realizar uma análise pragmática de deíticos, em corpora de notícias, e dos respetivos anúncios publicitários, de conteúdo (pseudo)científico e (pseudo)medicinal, extraídos de dois sites . Estes sites têm sido considerados veiculadores de fake news ou notícias falsas pela imprensa diária portuguesa, nomeadamente pelo Diário de Notícias e pelo Jornal de Notícias. Recorre-se à metodologia quantitativa da Linguística de Corpus e ao programa de concordâncias WordSmith Tools, versão 7, para extrair listas de frequência, listas de palavras por ordem alfabética, clusters e linhas de concordância das ocorrências. Efetua-se uma análise discursiva de deíticos no plano enunciativo, no enquadramento teórico da proximização. Definida como uma estratégia pragmático-cognitiva de redução da distância, permite manipular ou ampliar a proximidade espacial, temporal, pessoal, emocional, epistémica ou axiológica. Ao forçar uma representação proximal de determinadas perspetivações conceptuais, persuade, consequentemente, o alocutário a aderir ou a identificar-se mais facilmente com o conteúdo veiculado (cf. Cap, 2006, 2008, 2010a-b, 2013a-b, 2014a-c, 2015, 2017; Chilton, 2004, 2005, 2010, 2014; Kopytowska, 2013, 2014a-b, 2015a- -b). Nos corpora em estudo, constata-se que se investe sobretudo nos tipos de proximização emocional, pessoal e temporal, o que pode contribuir, em combinação com outras características, para a identificação de notícias falsas. Os resultados indicam que futuras investigações podem centrar-se na análise de deíticos, tais como pronomes pessoais e possessivos, de primeira e de segunda pessoas, bem como a pessoa verbal, o Imperativo, o infinitivo, o aspeto progressivo, além de tempos verbais no Presente.pt_PT
dc.description.abstractThe discursive practice, called fake news, is characterized by the intentional dissemination of false or dubious content, or (mis)information. Besides being a threat to democracies and journalism, it can also be a risk for public health. The objective of this investigation is to undertake a pragmatic analysis of deictic items in news corpora and their corresponding advertisements of (pseudo)scientific and ites have been considered to spread fake news by the Portuguese daily press, namely Diário de Notícias and Jornal de Notícias. The quantitative methodology of Corpus Linguistics, as well as WordSmith Tools concordance, version 7, are used to extract frequency lists, alphabetical word lists, clusters, and concordance lines of the occurrences. A discursive analysis of deictic items is undertaken, in the theoretical framework of -cognitive strategy of distance reduction, it allows to manipulate or improve the spatial, temporal, personal, emotional, epistemic or axiological proximity. By forcing a proximal representation of certain construals, it consequently persuades the hearer to adhere to or identify more easily with the content conveyed (cf. Cap, 2006, 2008, 2010a-b, 2013a-b, 2014a-c, 2015, 2017; Chilton, 2004, 2005, 2010, 2014; Kopytowska, 2013, 2014a-b, 2015a-c, 2018; Kopytowska, Grabowski -b). In the corpora under study, there is an investment on emotional, personal and temporal proximization types, which can contribute, in combination with other characteristics, to the identification of fake news. The results indicate that future investigations can focus on the analysis of deictic items, such as personal and possessive pronouns of first and second person, as well as, grammatical person, the imperative, the infinitive, the progressive aspect, in addition to present verb tenses.pt_PT
dc.identifier.tid202545512pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/3021
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPragmáticapt_PT
dc.subjectDêixispt_PT
dc.subjectLinguística de corpuspt_PT
dc.subjectNotícias falsaspt_PT
dc.subjectProximizaçãopt_PT
dc.subjectRepresentações do discurso (pseudo)cientifico e (pseudo)medicinalpt_PT
dc.subjectPragmaticspt_PT
dc.subjectDeixispt_PT
dc.subjectCorpus Linguisticspt_PT
dc.subjectFake newspt_PT
dc.subjectProximizationpt_PT
dc.subjectRepresentations of (pseudo)scientific and (pseudo)medical discoursept_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleContributos pragmático-linguísticos para a análise da dêixis em textos online: estudo de corpora de notícias e de anúncios de teor considerado (pseudo)científico e (pseudo)medicinal, extraídos de sites catalogados como veiculadores de notícias falsaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Linguística: Sociedades e Culturaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Alexandra Nunes - Dissertação de Mestrado de Linguística, Sociedades e Culturas.pdf
Size:
15.11 MB
Format:
Adobe Portable Document Format