Repository logo
 
Publication

Percepção que os alunos têm dos seus professores, auto-conceito e os resultados escolares

dc.contributor.authorFranco, M. G.
dc.date.accessioned2021-09-13T14:41:03Z
dc.date.available2021-09-13T14:41:03Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objectivo perceber como a percepção que os alunos têm do seu professor, estão relacionados com o seu auto-conceito, assim como, com o seu rendimento acadé mico. Participaram na investigação 67 sujeitos, 50,7% de eram do sexo feminino e 49,3% do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 9 e os 16 anos (Média 10,48 anos e Desvio Padrão 1,1). Recorreu-se à composição escrita para avaliar a percepção que os alunos têm dos seus pro fessores, à escala de auto-conceito para Crianças e Adolescentes -Self-Perception Profile for Children, desenvolvida por Susan Harter (1985), para avaliar o auto-conceiro e às avaliações de final de ano feitas pelas professoras para medir o rendimento académico. Da análise factorial de componentes principais usada resultaram oito agrupamentos, dos quais quatro mostram: (1) a relação entre o auto-conceito, competência escolar, e as avaliações nas áreas das formações complementares; (2) os elementos relativos à identidade dos professores; (3) a valo rização das características físicas dos professores e o auto-conceito: aceitação social; (4) As mani festações de afecto para com os professores e a sua competência de ensino. Outras análises esta tísticas reforçam estes resultados.pt_PT
dc.description.abstractThe aim of this study was to understand how pupils’ perception of their teachers relates to their self-concept, as well as to their academic achievement. 67 individuals participated in the study, 50.7% female and 49.3% male, aged between 9 and 16 years old (Average age 10.48 years and Standard deviation 1.1). Written compositions were used to measure pupils’ perception of their teachers, the self-concept questionnaire for Children and Adolescents - Self-Perception Profile for Children, developed by Susan Harter (1985), to measure self-concept and the assessments made by teachers at the end of the school year to measure aca demic achievement. Factor analysis of the main components used produced eight groupings, of which four reveal: (1) the relationship between self-concept, school skills, and assessments within supplementary cur ricular subjects; (2) data relating to the identity of teachers; (3) valuation of teachers’ physical traits and self-concept: social acceptance; (4) manifestation of affection towards teachers and their com petence in teaching. Other statistical analyses reinforce these results.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFranco, G. (2010). Percepção que os alunos têm dos seus professores, auto-conceito e os resultados escolares. International Journal of Development and Educational Psychology, nº 3 (1), 37-46.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/3629
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAsociación INFADpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectPercepção dos alunos dos seus professorespt_PT
dc.subjectInteracção professor alunospt_PT
dc.subjectAuto-conceitopt_PT
dc.subjectRendimento escolarpt_PT
dc.subjectAlunos do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectComportamento afectivo na sala de aulapt_PT
dc.subjectPupils’ perceptions of their teacherspt_PT
dc.subjectTeacher-pupil interactionpt_PT
dc.subjectSelf-conceptpt_PT
dc.subjectAcademic achievementpt_PT
dc.subject1st grade pupilspt_PT
dc.subjectEmotional behaviour in the classroompt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titlePercepção que os alunos têm dos seus professores, auto-conceito e os resultados escolarespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEspanhapt_PT
oaire.citation.endPage46pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage37pt_PT
oaire.citation.titleInternational Journal of Development and Educational Psychologypt_PT
oaire.citation.volume3pt_PT
person.familyNameFranco
person.givenNameMaria da Glória
person.identifier385292
person.identifier.ciencia-id0410-D39E-6784
person.identifier.orcid0000-0001-8634-9120
person.identifier.scopus-author-id56970566700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0be1e818-ac55-40a0-8e72-af52acd16529
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0be1e818-ac55-40a0-8e72-af52acd16529

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Percepção que os alunos têm dos seus professores, auto-conceito e os resultados escolares.pdf
Size:
232.17 KB
Format:
Adobe Portable Document Format