Repository logo
 
Publication

A escritura dramática: interlocução entre as práticas pedagógicas curriculares e teatrais na sala de aula - uma inovação pedagógica?

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBrazão, José Paulo
dc.contributor.advisorSilva, Everson Melquíades Araújo
dc.contributor.authorPereira, Benedito José
dc.date.accessioned2018-06-12T10:51:19Z
dc.date.available2018-06-12T10:51:19Z
dc.date.issued2018-01-22
dc.description.abstractEssa pesquisa teve como objetivo compreender como ocorria o diálogo entre o Teatro (Escritura Dramática) e as outras áreas do conhecimento escolar no Colégio Municipal Heliodoro Pereira de Andrade (CMHPA), dentro de um projeto denominado Gincana literária. Para desenvolver a investigação, adotamos uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico durante todo o processo. A coleta de dados foi realizada, tendo como base a observação participante, cujos registros foram realizados no diário de bordo, no período de março a setembro de 2014. Dentro dos registros selecionamos 65 episódios e, a partir da análise categorial desses episódios, foi possível identificar diversos processos interdisciplinares, denominados (1) disciplinaridade, (2) multidisciplinaridade, (3) disciplinaridade cruzada, (4) pluridisciplinaridade, (5) interdisciplinaridade e (6) transdisciplinaridade, tendo como referência as interlocuções estabelecidas entre as disciplinas escolares e as diversas áreas de conhecimento envolvidas nesses processos. A análise de conteúdo nos revelou, entre outros aspectos, que essa prática pedagógica é inovadora, na medida em que rompe com o ensino tradicional, dissipando fronteiras e derrubando os muros escolares, em busca de uma formação que constrói trilhas, rotas e caminhos singulares na área da educação, colocando os educandos como protagonistas de uma práxis, onde a aprendizagem é o objetivo principal de uma metodologia menos conteúdista, centrada na ação interdisciplinar, inserindo naturalmente o Teatro na educação de jovens brasileiros.pt_PT
dc.description.abstractThis research aimed to understand how is the dialogue between the Theater (Dramatic Writing) and other areas of school knowledge in the Municipal College Heliodoro Pereira de Andrade (CMHPA), within a project called Gymkhana literary. To develop this research, we adopted a qualitative research etnografhic feature during the entire process. Data collection was performed, based on participant observation, whose records were made in the logbook, from March to September 2014. Within the selected records 65 episodes and, from the categorical analysis of these episodes, was possible to identify several interdisciplinary processes, called (1) disciplinarity, (2) multidisciplinarity, (3) crossdisciplinary, (4) pluridisciplinarity, (5) interdisciplinarity and (6) transdisciplinary, with reference to established interlocutions between school subjects and the various areas of knowledge involved in these processes. Content analysis revealed, among others aspects, that pedagogical practice is innovative, according as it breaks with traditional education, dissipating borders and knocking down school walls, in search of a training building trails, routes and unique ways in area education, by put students as protagonists a praxis, where learning is the main goal of a methodology less content based, focused on interdisciplinary action, naturally entering the theater in the education of young Brazilians.pt_PT
dc.identifier.tid201911477pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1976
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectInterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectEnsino de teatropt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectPedagogical innovationpt_PT
dc.subjectPedagogical practicept_PT
dc.subjectInterdisciplinaritypt_PT
dc.subjectTheater educationpt_PT
dc.subjectCiências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleA escritura dramática: interlocução entre as práticas pedagógicas curriculares e teatrais na sala de aula - uma inovação pedagógica?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoBeneditoPereira.pdf
Size:
3.89 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: