Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Mechtilde Lichnowsky – um caso de “insucesso escolar”?

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O trabalho, que apresentei como dissertação de doutoramento, em 2005, tem o carácter de uma monografia sobre Mechtilde Lichnowsky (1879-1958). Todavia, há, certamente, uma relação entre o objecto de investigação e os métodos de aproximação que escolhi. Trata-se de uma figura multifacetada da Cultura Alemã, que não só escreveu em várias línguas e cultivou diversas artes, mas que também viveu em diferentes culturas. Publicou nada menos do que dezoito livros, que, na época, obtiveram reconhecimento. Fez parte da alta nobreza europeia, tendo tomado posição política contra qualquer dominação. Subjacentes a toda a sua obra e à minha análise, estão, por um lado, a questão das razões do insucesso sistemático da comunicação humana e, por outro, a do insucesso sistemático de textos. Nesta breve comunicação, procuro, centrada na análise do seu romance Kindheit [Infância] (1934), focar alguns aspectos do “insucesso escolar” desta autora de identidades múltiplas no contexto europeu e mundial, descrito na sua obra. Reflecte sobre o assunto, quer numa perspectiva pedagógica, quer do ponto de vista do discurso da diferença entre os sexos.
La thèse de doctorat, que j’ai défendue en 2005, a pris la forme d’une monographie sur Mechtilde Lichnowsky (1879-1958). Cependant, il y a certainement un rapport entre l’objet de la recherche et les méthodes de proximité choisies. Il s’agit d’une figure de la Culture germanique, aux multiples facettes, qui, non seulement a écrit dans plusieurs langues et cultivé divers arts mais, qui a aussi vécu dans différentes cultures. Elle a publié rien de moins que dix-huit livres, qui, à l’époque, ont été amplement reconnus. Elle a fait partie de la haute noblesse européenne, ayant pris une position politique contre n’importe quelle domination. Sous-jacentes à toute son oeuvre et à mon analyse, sont, d’un côté, la question des raisons de l’insuccès systématique de la communication humaine et, de l’autre, celle de l’insuccès systématique des textes. Avec cette brève présentation, je prétends me concentrer sur l’analyse de son roman Kindheit [L’Enfance] (1934), aborder quelques aspects de l’“insuccès scolaire” de cet auteur fémimin, aux identités multiples, dans le contexte européen et mondial, décrit dans son oeuvre. Mechtilde Lichnowsky réfléchit sur le sujet, aussi bien dans une perspective pédagogique que d’un point de vue du discours de la différence entre les sexes.

Description

Keywords

Mechtilde Lichnowsky Insucesso escolar . Faculdade de Artes e Humanidades

Citation

Emonts, A. M. (2008). Mechtilde Lichnowsky: um caso de “insucesso escolar”? In Educação e Cultura: Actas do II Colóquio do Departamento de Ciências da Educação da Universidade da Madeira e VII Colóquio Internacional da Sociedade Europeia de Etnografia da Educação (pp. 80-87). Universidade da Madeira.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade da Madeira