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- Humour versus domination: Mechtilde Lichnowsky, a female knight against windmills?Publication . Emonts, Anne Martina
- (Re)presentações visuais de mulheres da Madeira no Travelogue do séc. XXPublication . Emonts, Anne Martina
- Tiere, Körper und Menschen von Gewicht bei Renée Sintenis und Mechtilde LichnowskyPublication . Emonts, Anne Martina
- Problemas de géneroPublication . Emonts, Anne Martina
- «Força pela Alegria»: O mito da Ilha da Madeira na versão nacional-socialistaPublication . Emonts, Martina
- Carolina Michaëlis de Vasconcellos – uma obra de tradução e de translação feminista: um estudo de casoPublication . Emonts, Anne Martina
- Cartas do Campo e da Cidade: Luzia no seu jogo de identidadesPublication . Emonts, Anne MartinaA obra de Luzia, pseudónimo de Luísa Grande (1875-1945), nunca foi reeditada. Intelectual e figura pública da primeira metade do séc. XX, a autora caiu no esquecimento, partilhando o destino de muitas das suas colegas escritoras. Tendo vivido na Ilha da Madeira, em Portugal Continental, bem como em outros países euro peus, e tendo convivido com pessoas de variadíssimas origens, por vezes em circunstâncias difíceis, Luísa Grande escreveu obras que dão testemunho dos tempos em que foram cons truídas as nossas identidades de hoje. Escolhi para uma análise mais pormenorizada o texto Cartas do Campo e da Cidade (1922), contextualizado por outras obras da e sobre a autora, pois penso que poderá dizer muito sobre “uma língua, várias culturas: transposições e locali zações”, nomeadamente sobre a vida e a escrita de uma modernista. Esta breve comunicação está inserida num projecto mais vasto de reconstrução, caso a caso, do contexto europeu da escrita feminina nos inícios do séc. XX.
- Judith Teixeira-Soror saudade menor: um discurso transgressivo dos anos vinte em PortugalPublication . Emonts, Anne Martina
- Mechtilde Lichnowsky – um caso de “insucesso escolar”?Publication . Emonts, Anne MartinaO trabalho, que apresentei como dissertação de doutoramento, em 2005, tem o carácter de uma monografia sobre Mechtilde Lichnowsky (1879-1958). Todavia, há, certamente, uma relação entre o objecto de investigação e os métodos de aproximação que escolhi. Trata-se de uma figura multifacetada da Cultura Alemã, que não só escreveu em várias línguas e cultivou diversas artes, mas que também viveu em diferentes culturas. Publicou nada menos do que dezoito livros, que, na época, obtiveram reconhecimento. Fez parte da alta nobreza europeia, tendo tomado posição política contra qualquer dominação. Subjacentes a toda a sua obra e à minha análise, estão, por um lado, a questão das razões do insucesso sistemático da comunicação humana e, por outro, a do insucesso sistemático de textos. Nesta breve comunicação, procuro, centrada na análise do seu romance Kindheit [Infância] (1934), focar alguns aspectos do “insucesso escolar” desta autora de identidades múltiplas no contexto europeu e mundial, descrito na sua obra. Reflecte sobre o assunto, quer numa perspectiva pedagógica, quer do ponto de vista do discurso da diferença entre os sexos.
- The Colonial Gaze–A paisagem do Arquipélago da Madeira pelos olhos de Mildred CossartPublication . Emonts, Anne MartinaO contributo apresenta o olhar artístico de Mildred Cossart (1879-1966) sobre as paisagens do Arquipélago da Madeira na primeira década do século XX no seu contexto histórico, literário e pictórico. Para além de ser analisado o valor estético, geográfico e histórico da representação da paisagem do Arquipélago e dos seus habitantes nas fotografias do tempo do colonialismo, será estudada a sua representação enquanto apropriação simbólica: gesto que actualmente encontra o seu contínuo na turistificação pictórica do espaço insular.