Repository logo
 
Publication

O absentismo nos estudantes e as vivências académicas nas insituições de ensino superior da Região Autónoma da Madeira

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFranco, Maria da Glória Salazar d'Eça Costa
dc.contributor.authorAndrade, Soraia Filipa Gomes Ferreira Espinho
dc.date.accessioned2016-09-14T13:45:10Z
dc.date.available2016-10-14T00:30:09Z
dc.date.issued2016-02
dc.description.abstractO presente estudo surge com o intuito de fazer um levantamento sobre a realidade do absentismo nos estudantes do 2º e 3º anos das instituições de ensino superior da Região Autónoma da Madeira (RAM). Este incide na compreensão da problemática do absentismo no ensino superior, sendo que mais especificamente, pretende-se, compreender qual a perceção que os estudantes têm do seu absentismo, realizar um levantamento dos motivos causais que os estudantes evidenciam para o absentismo e identificar a respetiva relação com as vivências académicas. Para a realização desta investigação, recorreu-se a uma amostra constituída por 282 estudantes, sendo que 14 frequentam a Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, 14 pertencentes ao Instituto de Administração e Línguas (ISAL) e 254 relativos à Universidade da Madeira, 173 do sexo feminino e 109 do sexo masculino com idades compreendidas entre os 19 e os 56 anos de idade. Aos inquiridos foi disponibilizado um questionário Sociodemográfico, um questionário sobre o Absentismo na Universidade e um questionário de Vivências Académicas. Em traços gerais, os resultados obtidos indicam que os estudantes percecionam ter um bom nível de presença às aulas. No entanto, existe uma percentagem de estudantes que admitem faltar com alguma frequência nomeadamente quando não há registo de assiduidade. Apesar de não serem encontradas diferenças significativas, os dados indicam que a prevalência do absentismo é mais observada no sexo masculino. Relativamente ao ano de escolaridade, verificaram-se diferenças significativas, na medida em que os estudantes do 2º ano apresentam níveis mais elevados de absentismo. Os motivos apresentados pelos estudantes para uma maior ausência às aulas, são principalmente o modelo de ensino, o estado físico e psicológico, o estudo e preparação de trabalhos/frequências e o horário das aulas. No que concerne às vivências académicas, constatou-se que os estudantes na sua globalidade revelaram estar mais adaptados a nível pessoal e vocacional e, de seguida, a nível de estudo-aprendizagem, interpessoal e institucional.pt_PT
dc.identifier.tid201581108
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1232
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPsicologia da educaçãopt_PT
dc.subjectAbsentismopt_PT
dc.subjectPerceçãopt_PT
dc.subjectRealidadept_PT
dc.subjectVivênciaspt_PT
dc.subjectAcadémicaspt_PT
dc.subjectEstudantespt_PT
dc.subjectUniversitáriospt_PT
dc.subjectPerceção sobre o absentismopt_PT
dc.subjectAlunospt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectUniversidadept_PT
dc.subjectRegião Autónoma da Madeirapt_PT
dc.subjectInstituições educativaspt_PT
dc.subjectMadeira (Portugal)pt_PT
dc.subjectRecolha de dadospt_PT
dc.subjectEscola Superior de Enfermagem São José de Clunypt_PT
dc.subjectInstituto de Administração e Línguaspt_PT
dc.subjectUniversidade da Madeirapt_PT
dc.subjectVivências académicaspt_PT
dc.subjectEstudante universitáriopt_PT
dc.subjectPsicologia da Educaçãopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleO absentismo nos estudantes e as vivências académicas nas insituições de ensino superior da Região Autónoma da Madeirapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoSoraiaAndrade.pdf
Size:
2.9 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: