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- Detouch: extending service channels in an airport through touch technologiesPublication . Quintanilha, Bruno Pires Lavigne; Nóbrega, Leonel Domingos TeloThis project aimed to create a communication and interaction channel between Madeira Airport and its passengers. We used the pre-existent touch enabled screens at the terminal since their potential was not being utilised to their full capacity. To achieve our goal, we have followed an agile strategy to create a testable prototype and take advantages of its results. The developed prototype is based on a plugin architecture turning it into a maintainable and highly customisable system. The collected usage data suggests that we have achieved the initially defined goals. There is no doubt that this new interaction channel is an improvement regarding the provided services and, supported by the usage data, there is an opportunity to explore additional developments to the channel.
- Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Secundária de Francisco Franco e Escola Básica e Secundária Gonçalves ZarcoPublication . Correia, Anísia Soraia Abreu; Pombo, Dora Aguin; Rodrigues, Domingos Manuel MartinsO presente relatório descreve, de forma contextualizada e globalizante, as práticas educativas desenvolvidas durante o estágio pedagógico realizado no ano letivo 2013/2014, na Escola Secundária de Francisco Franco e na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, no âmbito do Mestrado em Ensino da biologia e da geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O estágio pedagógico comtemplou quatro áreas de atuação: Prática de Ensino Supervisionada, Atividades de Integração no Meio Escolar, Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar e Atividades de Natureza Científico-Pedagógica. O trabalho desenvolvido, nas diferentes áreas, obedeceu a uma planificação, operacionalização e uma constante reflexão da prática educativa efetivada. A realização do estágio pedagógico é uma componente importante na formação profissional e pessoal, pois permite ao professor estagiário a aquisição de competências pedagógicas, científicas e éticos profissionais, características fundamentais para uma prática crítica, integradora, reflexiva e de qualidade.
- Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Secundária Jaime MonizPublication . Rodrigues, Cristina Gomes da Horta; Pombo, Dora Aguin; Rodrigues, Domingos Manuel MartinsO estágio pedagógico é uma etapa fundamental na formação inicial pois promove a transição do aluno a professor, permitindo a primeira experiência com a profissão docente e a aplicação prática num contexto real de ensino dos conhecimentos adquiridos durante o curso. O presente relatório visa descrever de forma contextualizada, as atividades de ensino e aprendizagem desenvolvidas durante o estágio pedagógico realizado no ano letivo 2012/2013 na Escola Secundária Jaime Moniz (ESJM), no âmbito do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Pretende também refletir criticamente sobre as experiências de ensino-aprendizagem realizadas e sobre as vivências, dificuldades sentidas, competências adquiridas e aspetos a melhorar. Este relatório descreve os intervenientes neste processo e as atividades de ensino aprendizagem desenvolvidas. Uma das atividades de maior importância durante o estágio pedagógico foi a Prática Letiva (PL), pois permitiu a aquisição de várias competências necessárias à intervenção pedagógica, através do Processo de Ensino-Aprendizagem e da Assistência às Aulas. Por sua vez, as Atividades de Integração no Meio (AIM), compostas pela Caracterização da Turma e pelo Estudo de Caso foram particularmente importantes para conhecer os alunos da turma, e adequar a intervenção pedagógica às suas características. As Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar (AICE) proporcionaram a oportunidade de desenvolver competências na área da organização de eventos e promoveram a integração na Escola. A Atividade de Natureza Científico-Pedagógica (ANCP) foi importante sobretudo no desenvolvimento de competências investigativas. O estágio pedagógico constitui para o professor em formação um importante processo de aprendizagem, pois possibilita a tomada de consciência das funções que este deve desempenhar na escola, e a aquisição e desenvolvimento de competências pessoais e profissionais necessárias para o desempenho da profissão.
- O absentismo nos estudantes e as vivências académicas nas insituições de ensino superior da Região Autónoma da MadeiraPublication . Andrade, Soraia Filipa Gomes Ferreira Espinho; Franco, Maria da Glória Salazar d'Eça CostaO presente estudo surge com o intuito de fazer um levantamento sobre a realidade do absentismo nos estudantes do 2º e 3º anos das instituições de ensino superior da Região Autónoma da Madeira (RAM). Este incide na compreensão da problemática do absentismo no ensino superior, sendo que mais especificamente, pretende-se, compreender qual a perceção que os estudantes têm do seu absentismo, realizar um levantamento dos motivos causais que os estudantes evidenciam para o absentismo e identificar a respetiva relação com as vivências académicas. Para a realização desta investigação, recorreu-se a uma amostra constituída por 282 estudantes, sendo que 14 frequentam a Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, 14 pertencentes ao Instituto de Administração e Línguas (ISAL) e 254 relativos à Universidade da Madeira, 173 do sexo feminino e 109 do sexo masculino com idades compreendidas entre os 19 e os 56 anos de idade. Aos inquiridos foi disponibilizado um questionário Sociodemográfico, um questionário sobre o Absentismo na Universidade e um questionário de Vivências Académicas. Em traços gerais, os resultados obtidos indicam que os estudantes percecionam ter um bom nível de presença às aulas. No entanto, existe uma percentagem de estudantes que admitem faltar com alguma frequência nomeadamente quando não há registo de assiduidade. Apesar de não serem encontradas diferenças significativas, os dados indicam que a prevalência do absentismo é mais observada no sexo masculino. Relativamente ao ano de escolaridade, verificaram-se diferenças significativas, na medida em que os estudantes do 2º ano apresentam níveis mais elevados de absentismo. Os motivos apresentados pelos estudantes para uma maior ausência às aulas, são principalmente o modelo de ensino, o estado físico e psicológico, o estudo e preparação de trabalhos/frequências e o horário das aulas. No que concerne às vivências académicas, constatou-se que os estudantes na sua globalidade revelaram estar mais adaptados a nível pessoal e vocacional e, de seguida, a nível de estudo-aprendizagem, interpessoal e institucional.
- Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves ZarcoPublication . Sousa, Rúben João Afonso; Pombo, Dora Aguin; Rodrigues, Domingos Manuel MartinsEste Relatório, integrado no Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, descreve as atividades planeadas e desenvolvidas no âmbito do Estágio Pedagógico que decorreu no ano letivo de 2012/2013 na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco. As atividades estão organizadas segundo o delineado para o Estágio Pedagógico, interligam-se entre si e evidenciam uma intervenção abrangente do professor estagiário enquanto futuro professor de Biologia e Geologia. Assim, no primeiro capítulo consta a contextualização das atividades pedagógicas desenvolvidas, uma breve descrição dos intervenientes neste Estágio e ainda a caracterização da Escola de acolhimento, com vista a conhecê-la não só do ponto de vista estrutural e organizacional, como também compreender as orientações educativas definidas pela Escola, de modo a rentabilizar os espaços físicos e os materiais didáticos proporcionados pela instituição. No capítulo seguinte, referente à prática letiva, é abordada toda a ação pedagógica, a gestão do processo de aprendizagem, bem como a reflexão do professor sobre a sua progressão e aquisição de competências ao longo do Estágio. São ainda incluídas as atividades de integração no meio, com o intuito de conhecer as turmas que lecionávamos, as quais incluem a caracterização de uma das turmas lecionadas (9º ano) e a realização de um estudo de caso. Por último, são relatadas outras atividades realizadas no decorrer deste Estágio Pedagógico que tiveram uma expressão individual e coletiva, nomeadamente a atividade de intervenção na comunidade escolar e a atividade de natureza científico-pedagógica. A realização das várias atividades pedagógicas apresentadas, as vivências experienciadas, a partilha e o trabalho conjuntos, foram importantes para nos consciencializar de todo o processo de construção e desenvolvimento da nossa identidade profissional e das motivações pessoais e, claro, do modo como estas estão relacionadas com a nossa ação no contexto real.
- Improving the use of interactive systemsPublication . Ornelas, Jorge Diogo Almada; Silva, José Luís Cardoso da; Silva, João Carlos Cardoso daOs avanços que se têm verificado, quer ao nível das técnicas de design quer de usabilidade, não são ainda suficientes para ultrapassar alguns dos desafios enfrentados no uso de sistemas interativos. Sendo os utilizadores finais, em especial os principiantes, os mais prejudicados. Estes têm que se adaptar aos diferentes sistemas que utilizam para realizar as suas tarefas diárias. Ou por tentativa e erro ou através da obtenção de ajuda, têm de aprender qual a sequência de passos e como realizá-los para executar uma tarefa. Apesar de alguns sistemas interativos já oferecerem estilos de interação que atendem às necessidades dos diferentes tipos de utilizadores, isso pode não ser suficiente e muitos ainda não o fazem. É nesse sentido que aqui se apresenta uma abordagem de suporte à utilização de sistemas interativos. Esta faz uso de modelos de tarefas enriquecidos e da computação orientada por imagem, para conseguir a automatização de tarefas. A ferramenta USS (User Support System) serve de base à adaptação de sistemas interativos às necessidades dos utilizadores. A abordagem abrange ainda outras duas aplicações: 1) Sistema de Ajuda, que permite a adição de ajuda baseada na demonstração, facilitando a aprendizagem e o uso de um sistema interativo; e 2) Sistema de Simplificação, que permite a integração, numa GUI simplificada, de tarefas relativas a diferentes sistemas interativos. A abordagem pretende melhorar a eficiência dos utilizadores e reduzir os desafios que estes enfrentam ao tentar executar tarefas, utilizando um ou vários sistemas interativos. O trabalho é ilustrado por meio de alguns casos de estudo, juntamente com a discussão dos resultados de viabilidade e utilidade do mesmo.
- Validação duma escala de avaliação das inteligências múltiplas: estudo preliminarPublication . Mendes, Cristina Nivalda Nunes; Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo DiasO tema da inteligência tem suscitado vasto debate entre os especialistas, os quais dividem as suas opiniões sobre a forma como esta funciona. Enquanto alguns acreditam que a inteligência possui um único fator, outros acreditam que esta é composta por uma multiplicidade destes. Defendendo este ponto, encontra-se o psicólogo americano Howard Gardner, o qual desenvolveu a teoria das Inteligências Múltiplas. Tendo em conta esta teoria procurou-se adaptar um instrumento à nossa população para medir as inteligências da mesma. Assim, nesta investigação participaram 112 sujeitos, entre os 6 e os 12 anos, dos quais 61% são do sexo masculino e 39% são do sexo feminino. Os resultados obtidos indicam que a inteligência mais presente nos participantes é a inteligência visuo-espacial, com as raparigas e os rapazes a apresentaram como inteligência mais elevada a corporal-cinestésica. A diferença mais significativa entre géneros ocorre ao nível da inteligência linguístico-verbal. Estes resultados indicam que as crianças possuem inteligências mais práticas, o que difere do modelo tradicional de educação utilizado pela escola atual, o que poderá criar dificuldades a alguns alunos na aquisição de conhecimentos. Estes dados confirmam a existência de todas as inteligências propostas por Gardner, com variações de pessoa para pessoa, reforçando a importância e necessidade de valorizar as diferentes capacidades apresentadas pelos indivíduos.
- Sistemas hídricos de captação de energia para redes de sensores sem fiosPublication . Lopes, Jorge Miguel Abreu; Azevedo, Joaquim Amândio RodriguesO presente trabalho teve como objetivo o estudo de soluções de produção de energia elétrica a partir de fontes hídricas com o fim de alimentar nós sensores. Foi feito um estudo geral relativamente a sistemas tradicionais de captura de energia hídrica de grande escala. Foram obtidas as equações de dimensionamento das turbinas de grande escala e das condutas de captura. Foram escolhidos os detalhes para a produção de um protótipo com as ferramentas disponíveis, tendo-se implementado dois sistemas de geração de energia hídrica de pequena escala. O primeiro sistema estudado utilizou uma turbina tipo Propeller, a versão de pás fixas do sistema Kaplan que é muito mais comum, mas mais difícil de produzir à escala desejada. Neste sistema foi usada uma solução comercial, nomeadamente um eixo com rolamento estanque e uma hélice de nylon utilizados em modelismo. Foram testados vários caudais ao variar a diferença de altura entre o nível de água a montante e a jusante da turbina. Foi obtida uma eficiência máxima na ordem dos 62% na turbina, no sistema com bocal divergente. O segundo sistema estudado utilizou uma turbina tipo Pelton. Para este caso foi decidido usar a tecnologia de impressão 3D para fabricar as turbinas, injetores e qualquer outro componente necessário. Foi assumido, propositadamente, que as equações para turbinas de grande escala se aplicavam a sistemas de muito pequena escala. Como tal, foi dimensionada uma turbina à escala seguindo uma forma próxima da geometria das turbinas encontradas em sistemas de grande escala. Foram impressas 19 turbinas distintas, divididas em 3 grupos de dimensão, de modo a testar o efeito de mudar caraterísticas de desenho. Foi também testada uma turbina Pelton feita de metal usada num estudo anterior. Para cada turbina foram extraídos os dados de potência mecânica usando 4 diâmetros distintos de injetor. Destes testes, foi observado que a melhor eficiência nas turbinas de menor dimensão testadas foi de 37%, para as turbinas de dimensão intermédia foi de 42% e para a turbina impressa de maior dimensão foi de 41%. A turbina de metal obteve uma eficiência na ordem dos 48%. De seguida foram escolhidas 2 turbinas de cada escala, para serem testadas usando um gerador trifásico desenvolvido para o efeito, um retificador e uma carga elétrica programável. Os testes foram realizados com 3 diâmetros de injetor. Destes foi observada uma eficiência máxima que variava entre os 25% para a turbina de menor escala e os 36% para a turbina de metal. Posteriormente, a melhor turbina de cada escala foi testada usando um nó sensor desenvolvido para o efeito e 2 diâmetros de injetor. Nestes testes foi observado que a eficiência geral variava entre os 18,1%, para turbinas pequenas, e os 29,2%, para a turbina de metal. Além da diferença de eficiência entre os dois sistemas, foi observado que o sistema tipo Propeller tinha uma gama de potência muito estreita relativamente ao sistema Pelton. Refira-se que os dados para o sistema tipo Propeller foram capturados de forma completamente manual. Como a quantidade de testes realizados para o sistema tipo Pelton foi substancialmente superior, o sistema de captura de dados foi melhorado para permitir a captura semiautomática dos valores de potência mecânica e binário.
- Desenvolvimento e avaliação de um sistema de medição fisiológica de baixo custoPublication . Sousa, Juan Miguel Teixeira; Gomes, Luís Armando de Aguiar Oliveira; Badia, Sergi Bermúdez iAtualmente os sistemas de aquisição de medidas fisiológicas, tais como o eletroencefalograma, o eletrocardiograma e o eletromiograma, são complexos e dispendiosos. Este trabalho visou o desenvolvimento de um protótipo que possa ser considerado um dispositivo de baixo custo, com grande resolução, e que permita a aquisição das medidas fisiológicas referidas anteriormente, num único dispositivo. Tendo sido estudados os diversos equipamentos disponíveis, optou-se por desenvolver o projeto com base num dispositivo da Texas Instruments, o ADS1299, que foi criado com o intuito de servir de andar de entrada em sistemas de instrumentação médica, apresentando 8 canais de medição (expansíveis no máximo a 32, através de multiplexagem de dispositivos), com um custo inferior a 300 €. Este trabalho envolveu a construção do protótipo de aquisição, bem como o desenvolvimento e alteração do código do firmware para o hardware. Diversos testes foram realizados para comparar o desempenho do protótipo desenvolvido face aos dispositivos comerciais de elevado custo e de alto desempenho, disponíveis na Universidade da Madeira. Os resultados obtidos com o protótipo desenvolvido provam que o mesmo pode servir como uma ferramenta de pesquisa, de baixo custo atendendo à relação preço/performance, facilitando a interação cérebro-computador e permitindo criar paradigmas de treino mental do tipo neuro-feedback para pessoas com danos cerebrais.
- Perfil antropométrico, aptidão funcional e qualidade de vida em adultos idosos de Borba: Amazonas, BrasilPublication . Lima, Alex Barreto de; Gouveia, Élvio Rúbio Quintal; Freitas, Duarte Luís de; Faber, Myrian AbecassisO objetivo desta investigação, foi estudar a variação da aptidão funcional (ApF), da morfologia externa e da composição corporal (CC) em função do género, idade e nível de atividade física (AF) em adultos idosos do município de Borba, Amazonas – Brasil. A amostra foi composta por 233 participantes (97 homens e 136 mulheres), distribuídos por 5 intervalos etários (60–64, 65–69, 70–74, 75–79 anos e > 80 anos). A ApF foi avaliada usando a bateria de testes da Senior Fitness. A AF foi estimada através do questionário Baecke modificado para idosos. A estatura, a massa corporal, os diâmetros ósseos, os perímetros musculares e as pregas de adiposidade subcutânea caraterizaram o crescimento humano e a CC. Diferenças estatatisticamente significativas na ApF, entre homens e mulheres borbenses, foram visíveis apenas no teste da força dos membros superiores favorecendo os homens, e no teste da flexibilidade do ombro favorecendo as mulheres. Os homens foram mais altos, pesados e apresentaram diâmetros ósseos, perímetros musculares e valores de Massa Isenta de Gordura (MIG) mais elevados do que as mulheres. Resultados contrários foram alcançados na Massa Gorda (MG). Verificou-se um declínio nos scores dos testes da ApF entre os intervalos etários estudados em ambos os sexos, à exceção da flexibilidade. O adulto idoso borbense apresentou uma diminuição nos valores médios da altura, peso corporal, perímetros musculares e MIG ao longo da idade. Diferenças estatatisticamente significativas na ApF entre grupos de AF foram visíveis apenas no teste de flexibilidade do tronco nas mulheres. Os resultados do presente estudo poderão ser utilizados como índice de saúde geral deste grupo/subpopulação. Estudos longitudinais, assim como medidas mais objetivas de avaliação são fundamentais para uma compreensão mais profunda destas relações.