Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.88 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
O presente relatório descreve, de forma contextualizada e globalizante, as práticas educativas desenvolvidas durante o estágio pedagógico realizado no ano letivo 2013/2014, na Escola Secundária de Francisco Franco e na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, no âmbito do Mestrado em Ensino da biologia e da geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O estágio pedagógico comtemplou quatro áreas de atuação: Prática de Ensino Supervisionada, Atividades de Integração no Meio Escolar, Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar e Atividades de Natureza Científico-Pedagógica. O trabalho desenvolvido, nas diferentes áreas, obedeceu a uma planificação, operacionalização e uma constante reflexão da prática educativa efetivada. A realização do estágio pedagógico é uma componente importante na formação profissional e pessoal, pois permite ao professor estagiário a aquisição de competências pedagógicas, científicas e éticos profissionais, características fundamentais para uma prática crítica, integradora, reflexiva e de qualidade.
Description
Keywords
Estágios pedagógicos Ensino das ciências Biologia Geologia Ensino Básico 3.º Ciclo Ensino Secundário Estudos de caso Escola Secundária de Francisco Franco Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco Escolas Básicas integradas Escolas Secundárias Estabelecimentos de ensino Formação de professores Reflexão Prática letiva Prática pedagógica Ensino-aprendizagem Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário . Faculdade de Ciências da Vida