Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MestradoRúbenSousa.pdf3.2 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este Relatório, integrado no Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, descreve as atividades planeadas e desenvolvidas no âmbito do Estágio Pedagógico que decorreu no ano letivo de 2012/2013 na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco. As atividades estão organizadas segundo o delineado para o Estágio Pedagógico, interligam-se entre si e evidenciam uma intervenção abrangente do professor estagiário enquanto futuro professor de Biologia e Geologia. Assim, no primeiro capítulo consta a contextualização das atividades pedagógicas desenvolvidas, uma breve descrição dos intervenientes neste Estágio e ainda a caracterização da Escola de acolhimento, com vista a conhecê-la não só do ponto de vista estrutural e organizacional, como também compreender as orientações educativas definidas pela Escola, de modo a rentabilizar os espaços físicos e os materiais didáticos proporcionados pela instituição. No capítulo seguinte, referente à prática letiva, é abordada toda a ação pedagógica, a gestão do processo de aprendizagem, bem como a reflexão do professor sobre a sua progressão e aquisição de competências ao longo do Estágio. São ainda incluídas as atividades de integração no meio, com o intuito de conhecer as turmas que lecionávamos, as quais incluem a caracterização de uma das turmas lecionadas (9º ano) e a realização de um estudo de caso. Por último, são relatadas outras atividades realizadas no decorrer deste Estágio Pedagógico que tiveram uma expressão individual e coletiva, nomeadamente a atividade de intervenção na comunidade escolar e a atividade de natureza científico-pedagógica. A realização das várias atividades pedagógicas apresentadas, as vivências experienciadas, a partilha e o trabalho conjuntos, foram importantes para nos consciencializar de todo o processo de construção e desenvolvimento da nossa identidade profissional e das motivações pessoais e, claro, do modo como estas estão relacionadas com a nossa ação no contexto real.

Description

Keywords

Estágios pedagógicos Ensino das ciências Biologia Geologia Ensino Básico 3.º Ciclo Ensino Secundário Estudos de caso Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco Escolas Básicas integradas Escolas Secundárias Estabelecimentos de ensino Formação de professores Reflexão Prática letiva Prática pedagógica Ação pedagógica Processo de aprendizagem Aquisição de competências Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário . Faculdade de Ciências da Vida

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License