Publication
Contributos de Philippe Meirieu para uma pedagogia inovadora: "da pedagogia magistral à pedagogia diferenciada"
dc.contributor.author | Jesus, Alexandra Maria Pereira de | |
dc.date.accessioned | 2011-07-08T10:29:56Z | |
dc.date.available | 2011-07-08T10:29:56Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.description.abstract | A presente investigação intentou estudar a receptividade, em Portugal, do pedagogo contemporâneo francês Philippe Meirieu, defensor da pedagogia diferenciada, bem como a implantação do seu pensamento pedagógico no actual sistema de ensino português. Ao debruçar-se sobre as questões educativas que são, diariamente, preocupação de todos nós, esta investigação procura conhecer, à luz deste pedagogo, os diferentes aspectos da evolução da pedagogia magistral à diferenciada, contributivos para uma escola democrática e de qualidade e situar a aplicação do pensamento pedagógico de Meirieu, sobretudo durante a formação inicial de professores. O estudo foi desenvolvido no sentido de apurar uma resposta às seguintes questões que acabaram por nortear a nossa investigação. · Qual o grau de conhecimento que se tem deste autor e do seu pensamento pedagógico através das suas obras? . Quais as representações dos profissionais da educação sobre o processo ensino-aprendizagem defendidos pelo autor? · Como é que este pedagogo é caracterizado no contexto dos pedagogos contemporâneos? · Que tipo de expectativas têm relativamente à implementação das suas ideias no actual sistema educativo português? Assim, a presente investigação insere-se numa abordagem qualitativa dos fenómenos educativos, justificada pela natureza do estudo e do desenho escolhido, destacando-se a importância da construção de um conhecimento compreensivo e interpretativo desses fenómenos sociais e educativos, que emerge da relação dos actores concretos nos contextos em que desenvolvem a sua acção. Os resultados do nosso estudo apontam para quatro evidências relevantes: · Philippe Meirieu é um pedagogo que começa a ser conhecido, entre nós, através da leitura de algumas das suas principais obras; · É visto como um homem eclético, defensor da teoria socioconstrutivista do conhecimento, nomeadamente a pedagogia diferenciada; · É considerado um pedagogo contemporâneo muito inovador, que ocupará um lugar de destaque nos Currículos das Ciências da Educação. | por |
dc.description.sponsorship | Orientador: Nelson Verísssimo | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/170 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Universidade da Madeira | por |
dc.subject | Philippe Meirieu | por |
dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | por |
dc.subject | Pedagogia diferenciada | por |
dc.subject | Inovação em educação | por |
dc.subject | Ciências da Educação – Inovação Pedagógica | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | |
dc.title | Contributos de Philippe Meirieu para uma pedagogia inovadora: "da pedagogia magistral à pedagogia diferenciada" | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação – Inovação Pedagógica |