Repository logo
 
Publication

Contributos de Philippe Meirieu para uma pedagogia inovadora: "da pedagogia magistral à pedagogia diferenciada"

dc.contributor.authorJesus, Alexandra Maria Pereira de
dc.date.accessioned2011-07-08T10:29:56Z
dc.date.available2011-07-08T10:29:56Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractA presente investigação intentou estudar a receptividade, em Portugal, do pedagogo contemporâneo francês Philippe Meirieu, defensor da pedagogia diferenciada, bem como a implantação do seu pensamento pedagógico no actual sistema de ensino português. Ao debruçar-se sobre as questões educativas que são, diariamente, preocupação de todos nós, esta investigação procura conhecer, à luz deste pedagogo, os diferentes aspectos da evolução da pedagogia magistral à diferenciada, contributivos para uma escola democrática e de qualidade e situar a aplicação do pensamento pedagógico de Meirieu, sobretudo durante a formação inicial de professores. O estudo foi desenvolvido no sentido de apurar uma resposta às seguintes questões que acabaram por nortear a nossa investigação. · Qual o grau de conhecimento que se tem deste autor e do seu pensamento pedagógico através das suas obras? . Quais as representações dos profissionais da educação sobre o processo ensino-aprendizagem defendidos pelo autor? · Como é que este pedagogo é caracterizado no contexto dos pedagogos contemporâneos? · Que tipo de expectativas têm relativamente à implementação das suas ideias no actual sistema educativo português? Assim, a presente investigação insere-se numa abordagem qualitativa dos fenómenos educativos, justificada pela natureza do estudo e do desenho escolhido, destacando-se a importância da construção de um conhecimento compreensivo e interpretativo desses fenómenos sociais e educativos, que emerge da relação dos actores concretos nos contextos em que desenvolvem a sua acção. Os resultados do nosso estudo apontam para quatro evidências relevantes: · Philippe Meirieu é um pedagogo que começa a ser conhecido, entre nós, através da leitura de algumas das suas principais obras; · É visto como um homem eclético, defensor da teoria socioconstrutivista do conhecimento, nomeadamente a pedagogia diferenciada; · É considerado um pedagogo contemporâneo muito inovador, que ocupará um lugar de destaque nos Currículos das Ciências da Educação.por
dc.description.sponsorshipOrientador: Nelson Verísssimopor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/170
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade da Madeirapor
dc.subjectPhilippe Meirieupor
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempor
dc.subjectPedagogia diferenciadapor
dc.subjectInovação em educaçãopor
dc.subjectCiências da Educação – Inovação Pedagógicapor
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Ciências Sociais
dc.titleContributos de Philippe Meirieu para uma pedagogia inovadora: "da pedagogia magistral à pedagogia diferenciada"por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação – Inovação Pedagógica

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoAlexandraJesusx.pdf
Size:
2.28 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: