Repository logo
 
Publication

Análise das competências técnicas e psicológicas dos colaboradores da hotelaria: estudo de caso da Savoy Signature

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestão
dc.contributor.advisorSimões, Ana Raquel
dc.contributor.authorGomes, Maria Margarida Santos
dc.date.accessioned2025-03-06T13:43:40Z
dc.date.available2025-03-06T13:43:40Z
dc.date.issued2025-01-08
dc.description.abstractA cadeia hoteleira Savoy Signature exige uma grande envolvência e dedicação da parte dos seus colaboradores, de forma a proporcionar um serviço de excelência aos seus clientes, para que esta se possa diferenciar e destacar no mercado hoteleiro. Este estudo tem como objetivo principal analisar as competências técnicas e psicológicas dos colaboradores da hotelaria, tendo como estudo de caso a cadeia hoteleira Savoy Signature. Através da abordagem das competências técnicas e psicológicas e da sua importância para o sucesso da hotelaria, relacionando com a cadeia hoteleira em estudo. Pretende-se abordar a importância do setor hoteleiro na atividade económica a diferentes níveis, com foco na realidade da Ilha da Madeira, visto a cadeia hoteleira em estudo estar aqui localizada. Posteriormente, realiza-se uma breve descrição da Savoy Signature de uma forma geral e de cada uma das suas unidades hoteleiras em particular. Por fim, identifica-se e descreve-se as competências técnicas e psicológicas dos colaboradores da hotelaria e a sua importância para o sucesso da hotelaria. Como metodologia, é utilizada a metodologia mista, através da utilização de dados estatísticos comprovados, da pesquisa e recolha de informação sobre as competências técnicas e psicológicas para fundamentar o estudo, da elaboração de hipóteses através da questão de partida e da construção de um questionário como meio de recolha de dados direcionado para os colaboradores dos departamentos e secções de Receção, Andares, Reservas, Alimentos & Bebidas, Piscinas, SPA e Direção de Hotel, das 7 unidades hoteleiras pertencentes à Savoy Signature, visto serem os departamentos e secções com contacto direto e indireto com os clientes dos hotéis. Os resultados deste estudo demonstram que as competências técnicas e psicológicas dos colaboradores da hotelaria são efetivamente fundamentais e imprescindíveis para o sucesso das empresas hoteleiras, nomeadamente para a Savoy Signature, onde influenciam positivamente a relação colaborador-hóspede e a qualidade do serviço prestado.por
dc.description.abstractThe Savoy Signature hotel chain requires a high level of involvement and dedication from its employees in order to provide excellent service to its customers, so that the hotel chain can differentiate itself and stand out in the hotel market. The main objective of this study is to analyse the technical and psychological skills of hotel employees, taking the Savoy Signature hotel chain as a case study. It looks at technical and psychological skills and their importance to the success of the hospitality industry, relating them to the hotel chain under study. The aim is to discuss the importance of the hospitality sector in economic activity at different levels, focusing on the reality of Madeira Island, as the hotel chain under study is located there. Subsequently, a brief description is given of Savoy Signature in general and each of its properties in particular. Finally, the technical and psychological skills of hotel employees and their importance to the success of the hotel industry are identified and described. The methodology used is mixed, using proven statistical data, researching and collecting information on technical and psychological competences to support the study, drawing up hypotheses through the starting question and constructing a questionnaire as a means of data collection aimed at employees in the Reception, Housekeeping, Reservations, Food & Beverage, Swimming Pools, SPA and Hotel Management departments and sections of the 7 hotels belonging to Savoy Signature, as these are the departments and sections with direct and indirect contact with hotel customers. The results of this study show that the technical and psychological skills of hotel employees are indeed fundamental and essential for the success of hotel companies, particularly for Savoy Signature, where they positively influence the employee-guest relationship, and the quality of the service provided.eng
dc.identifier.tid203903455
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/7186
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectSavoy Signature
dc.subjectIlha da Madeira
dc.subjectCompetências técnicas psicológicas
dc.subjectColaboradores da hotelaria
dc.subjectSetor hoteleiro
dc.subjectMadeira Island
dc.subjectTechnical and psychological skills
dc.subjectHospitality employees
dc.subjectHospitality industry
dc.subjectMadeira (Portugal)
dc.subjectGestão Hoteleira
dc.subject.
dc.subjectEscola Superior de Tecnologias e Gestão
dc.titleAnálise das competências técnicas e psicológicas dos colaboradores da hotelaria: estudo de caso da Savoy Signaturepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Gestão Hoteleira

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação de Mestrado_Margarida Gomes.pdf
Size:
7.16 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: