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Abstract(s)
Apesar de vรกrios estudos sugerirem um importante impacto da perspectiva
temporal de futuro (PTF) dos alunos no investimento e motivaรงรฃo em relaรงรฃo ร escola e
a ideia dos projectos de futuro reunir consenso entre os diversos agentes educativos, no
nosso paรญs esta temรกtica nรฃo tem sido abordada de um modo significativo, nem sido
traduzida em estratรฉgias educativas, de supervisรฃo e de orientaรงรฃo. Neste sentido,
estudou-se a PTF de estudantes de uma zona rural da Madeira, num importante
momento da sua carreira escolar (9ยบ ano), com o objectivo de caracterizar o constructo
PTF, analisar a sua expressรฃo no comportamento e debater em que medida esses
aspectos se poderรฃo consubstanciar em intervenรงรตes educativas adequadas. Para tal,
recorreu-se a uma metodologia que envolveu, numa primeira fase, instrumentos de cariz
quantitativo (questionรกrio) e, numa segunda fase, instrumentos de cariz qualitativo
(entrevista). Os resultados mostraram uma consolidaรงรฃo de PTF nos alunos, em especial
quando passam por experiรชncias curriculares e extracurriculares especรญficas, em que se
inclui a orientaรงรฃo. Alรฉm da importรขncia destas actividades, os resultados demonstram a
associaรงรฃo entre PTF, sucesso e investimento na escola, e destacam ainda o papel
central que vรกrios agentes, com especial relevo para os professores, tรชm na tomada de
decisรฃo e na construรงรฃo de projectos de vida dos alunos. Tais resultados suportam, por
fim, uma perspectiva mais sistรฉmica e organizacional dos processos de supervisรฃo, no รขmbito de uma nova ecologia educativa e de uma escola reflexiva.
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Keywords
Perspetiva temporal de futuro Objectivos de futuro Orientaรงรฃo Supervisรฃo Madeira (Portugal) . Centro de Ciรชncias Sociais