Repository logo
 
Publication

As práticas pedagógicas nas aulas de robótica

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFino, Carlos Nogueira
dc.contributor.advisorBello, Olidnéri
dc.contributor.authorRibeiro, Eva Silvana Malta
dc.date.accessioned2020-06-12T13:45:41Z
dc.date.available2020-06-12T13:45:41Z
dc.date.issued2020-02-04
dc.description.abstractO mundo contemporâneo nos remete a uma nova realidade social em formar cidadãos cada vez mais criativos, autônomos e qualificados diante do surgimento das novas tecnologias, integrando-os no mercado de trabalho altamente exigente e competitivo. Portanto, o presente estudo científico em Ciências da Educação, na Área de Inovação Pedagógica, pretende analisar se o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), por meio da Robótica Educacional, promovem aprendizagens inovadoras vivenciadas por uma turma do 7º Ano A do Ensino Fundamental II, no Colégio Manancial em Petrolina, PE, no Nordeste do Brasil. O objetivo deste estudo é investigar se as práticas pedagógicas desenvolvidas nas aulas de robótica com o programa Mindstorms Education EV3 e o material da Lego se configuram como Inovação Pedagógica, provocando mudanças paradigmáticas e consequentemente transformações na educação. Nesse contexto, optou-se por uma pesquisa qualitativa de natureza etnográfica, registrando-se as experiências cotidianas e os fenômenos educativos vivenciados em um Laboratório de Informática, pelos atores sociais e pesquisador envolvidos no processo. Nesse âmbito, a pesquisa de investigação etnográfica, foi embasada em pressupostos referenciais relevantes à temática abordada, a qual, teoricamente foi fundamentada em estudos conclusos dos seguintes autores que contribuíram significativamente para o presente trabalho: Papert (2008), Fino (2000, 2001, 2003, 2007, 2008, 2011, 2014, 2017, 2018), Toffler (1971), Vygotsky (2007), Lapassade (2005), Kuhn (1997), Jonassen (2000), Christensen (2012), Bogdan e Biklen (1994), André (2014), Macedo (2000, 2009), Kenski (2010), Bardin (2016), entre outros. O trabalho dissertativo tem sua estrutura efetivada em três partes distintas, nomeadamente como: i) referencial teórico, com revisão da literatura; ii) percurso metodológico com descrição dos recursos etnográficos aplicados, por meio de observação participante, entrevistas, diário de campo e, análise de imagens e documentos; e, por fim, iii) descrição, análise e interpretação dos dados obtidos, mediante longa e densa permanência no locus deste estudo empírico.pt_PT
dc.description.abstractThe contemporary world refer us to a new social reality in forming increasingly creative, autonomous and qualified citizens in the face of the emergence of new technologies, integrating them in the highly demanding and competitive job market. Therefore, the present scientific study in Educational Sciences, in the Area of Pedagogical Innovation, intends to analyze if the use of Information and Communication Technologies (ICTs), through Educational Robotics, promote innovative learning experienced by a 7th grade A class. Elementary School II, at the Manancial School in Petrolina, PE, Northeast Brazil. The aim of this study is to investigate if the pedagogical practices developed in robotics classes with the Mindstorms Education EV3 program and the Lego material are configured red as Pedagogical Innovation, causing paradigmatic changes and consequently transformations in the education. In this context, we opted for a qualitative research of an ethnographic nature, recording the daily experiences and educational phenomena experienced in a Computer Lab, by the social actors and researcher involved in the process. In this context, the ethnographic research was based on relevant referential assumptions to the thematic approached, which, theoretically, was based on concluded studies of the following authors that contributed significantly to the present work: Papert (2008), Fino (2000, 2001, 2003, 2007, 2008, 2011, 2014, 2017, 2018), Toffler (1971), Vygotsky (2007), Lapassade (2005), Kuhn (1997), Jonassen (2000), Christensen (2012), Bogdan e Biklen (1994), André (2014), Macedo (2000, 2009), Kenski (2010), Bardin (2016), among others. The dissertative study has its structure effected in three distinct parts, named as: i) theoretical reference, with literature review; ii) methodological course with description of the ethnographic resources applied, through participant observation, interviews, field diary and analysis of images and documents; and finally, iii) description, analysis and interpretation of data obtained through long and dense permanence in the locus of this empirical study.pt_PT
dc.identifier.tid202485064pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2794
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectRobótica educacionalpt_PT
dc.subjectTecnologias de comunicação e informaçãopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectEtnografiapt_PT
dc.subjectPedagogical innovationpt_PT
dc.subjectEducational roboticspt_PT
dc.subjectCommunication and information technologiespt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectEthnographypt_PT
dc.subjectCiências da Educação – Inovação Pedagógicapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleAs práticas pedagógicas nas aulas de robóticapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação – Inovação Pedagógicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoEvaRibeiro.pdf
Size:
2.61 MB
Format:
Adobe Portable Document Format