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Projeto de uma mota elétrica

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapt_PT
dc.contributor.advisorBarros, João Dionísio Simões
dc.contributor.authorVasconcelos, Fábio Dinarte Fernandes
dc.date.accessioned2019-11-13T11:31:28Z
dc.date.available2019-11-13T11:31:28Z
dc.date.issued2019-06-27
dc.description.abstractCom o passar dos anos tem-se verificado o crescente consumo de combustíveis fósseis no sector dos transportes e o consequente aumento dos níveis de poluição atmosférica e diminuição das suas reservas. Uma das soluções para estes problemas, é a utilização de veículos elétricos, visto que são “amigos do ambiente”, podendo regenerar a sua energia através de energias renováveis. Face aos problemas citados anteriormente, este projeto consiste na conversão de uma mota com motor a combustão interna para uma mota elétrica. Para este projeto, selecionou-se um motor de corrente contínua de ímanes permanentes com escovas, seis baterias VRLA (Valve Regulated Lead-acid) e desenvolveu-se um conversor redutor/elevador bidirecional capaz de fazer o controlo da corrente do motor e implementar travagem regenerativa. O microcontrolador utilizado neste projeto foi o TMS320F28379D Dual-Core Delfino de dois processadores, no qual explorou-se a partilha de informação interprocessador. Verificou-se nas simulações e na parte experimental que o controlo de corrente por histerese funcionou de forma correta pois a corrente convergiu para o valor de referência imposto, no entanto, observou-se durante a situação de carga máxima maior dificuldade por parte do controlador para controlar a corrente do motor dependendo da frequência de comutação utilizada.pt_PT
dc.description.abstractOver the years there has been a growing consumption of fossil fuels in the transport sector and the consequent increase in levels of air pollution and future depletion of its reserves. One solution to these problems is the use of electric vehicles, since they are "environment friendly" and can regenerate their energy through renewable energies. In view of the problems mentioned above, this project consisted in the conversion of a motorcycle with a combustion engine to a fully electric motorcycle. For this project, a permanent magnet DC motor with brushes was chosen together with six VRLA (Valve Regulated Lead-Acid) batteries to power it. A buck/boost bidirectional converter was implemented capable of controlling the motor current and employing regenerative braking. The microcontroller used was the Dual-Core Delfino TMS320F28379D, on which interprocessor communication was explored. It was verified in the simulations and in the experimental part that the current control by hysteresis worked correctly because the current converged to the imposed reference value, however, it was observed during the maximum load situation a greater difficulty on the part of the controller to control the motor current depending on the switching frequency used.pt_PT
dc.identifier.tid202298132pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2603
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMota elétricapt_PT
dc.subjectMotor PMDCpt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectInterprocessadorpt_PT
dc.subjectControlador por histeresept_PT
dc.subjectConversor redutorpt_PT
dc.subjectElevado bidirecionalpt_PT
dc.subjectElectric motorcyclept_PT
dc.subjectPMDC Motorpt_PT
dc.subjectInterprocessor communicationpt_PT
dc.subjectHysteresis controllerpt_PT
dc.subjectBuck/boost bidirectional converterpt_PT
dc.subjectEngenharia Eletrotécnica - Telecomunicaçõespt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Exatas e da Engenhariapt_PT
dc.titleProjeto de uma mota elétricapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Eletrotécnica - Telecomunicaçõespt_PT

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