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Advisor(s)
Abstract(s)
This study explores how US Latina girls, in Central Texas, may develop a
stronger sense of place and belonging through the grasping and crafting of
locative literature. This work presents the results of a field study, in which
training about locative narratives and locative media was provided during two
different occasions. Firstly, a four-day workshop was conducted within the
context of a summer camp with girls organized by a non-profit organization
called Latinitas, based in Austin, Texas, USA. Secondly, the training was pro vided within the context of an after-school program, in a middle school, given
also by Latinitas, to girls age ranging from 11 to 13, during five lessons spanning
over five weeks. We found that the process of creating narratives rooted in the
concept of place helped the participants to reflect on the location where they
live, their locality, and their identity.
Este estudo mostra como crianças e adolescentes latinas em Austin, Texas, EUA, podem desenvolver um sentido de lugar e pertença através da compre ensão e elaboração de literatura locativa. Este trabalho apresenta os resultados de um estudo de campo em que foi dada formação sobre narrativas locativas e média locativos em duas ocasiões diferentes. Primeiro, realizou-se uma ofi cina de quatro dias no contexto de um acampamento de verão com crianças realizado por uma organização sem fins lucrativos chamada Latinitas, com sede em Austin. Num segundo momento, foi dada formação no contexto de um pro grama extracurricular no segundo ciclo do ensino básico, também pela Latini tas, para meninas com idades entre 11 e 13 anos, em cinco sessões, distribuídas ao longo de cinco semanas. Os resultados deste estudo indicam que o processo de criação de narrativas enraizadas no conceito de lugar ajudou os participantes a refletir sobre o local onde vivem, a sua localidade e a sua identidade.
Este estudo mostra como crianças e adolescentes latinas em Austin, Texas, EUA, podem desenvolver um sentido de lugar e pertença através da compre ensão e elaboração de literatura locativa. Este trabalho apresenta os resultados de um estudo de campo em que foi dada formação sobre narrativas locativas e média locativos em duas ocasiões diferentes. Primeiro, realizou-se uma ofi cina de quatro dias no contexto de um acampamento de verão com crianças realizado por uma organização sem fins lucrativos chamada Latinitas, com sede em Austin. Num segundo momento, foi dada formação no contexto de um pro grama extracurricular no segundo ciclo do ensino básico, também pela Latini tas, para meninas com idades entre 11 e 13 anos, em cinco sessões, distribuídas ao longo de cinco semanas. Os resultados deste estudo indicam que o processo de criação de narrativas enraizadas no conceito de lugar ajudou os participantes a refletir sobre o local onde vivem, a sua localidade e a sua identidade.
Description
Keywords
Locative media Locative literature Storytelling Children Early adolescents US Latinas Latinitas Place Média locativos Literatura locativa Narração Crianças Adolescentes Latinas norte-americanas . Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia
Citation
Silva, C. C., Nisi, V., & Straubhaar, J. (2018). ‘I blamed this all on moving to Texas’: Fostering Sense of Place through Locative Literature among US Latina Girls. MATLIT: Materialidades da Literatura, 6(2), 149-166.
Publisher
Universidade de Coimbra