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A inovação pedagógica em práticas de produção argumentativa nos saraus culturais da AEC-TEA: um estudo de caso
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Kotechki, Ana Maria França Freitas Kot | |
dc.contributor.advisor | Portela, Girlene Lima | |
dc.contributor.author | Soares, Sandra Dias Miranda | |
dc.date.accessioned | 2016-03-11T11:59:50Z | |
dc.date.available | 2016-04-12T00:30:10Z | |
dc.date.issued | 2016-01-11 | |
dc.description.abstract | Este é um estudo de caso de natureza etnográfica sobre a prática discursiva desenvolvida no grupo dos Saraus Culturais da Associação Educativo-Cultural Tarcília Evangelista de Andrade, em Capim Grosso, - BA, e é estimulado pela reflexão sobre a necessidade de ruptura do paradigma tradicional que insiste em manter-se sobre as práticas pedagógicas, dentre elas as de produção discursiva, o que anuncia a urgência de inová-las, tornando-as suficientes à aprendizagem articulada com o contexto social dos sujeitos e pela qual estes são os principais responsáveis na negociação do conhecimento com o qual estão a lidar. Assim, procurou-se compreender o comportamento discursivo dos sujeitos no contexto das atividades do grupo pesquisado à luz dos pressupostos teóricos sobre Inovação Pedagógica defendidos pelo Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, os quais metodologicamente vinculam-se à pesquisa etnográfica, de forma que este estudo está associado à abordagem qualitativa pelos princípios metodológicos da etnografia, em especial a observação participante, a entrevista aberta e a análise de documentos. Buscou, ainda, no referencial teórico-metodológico da Análise do Discurso, em sua vertente francesa, embasamento para interpretar o funcionamento do discurso na produção dos sentidos e explicitar o mecanismo ideológico que o dá sustentação, o que contribuiu para revelar que a prática discursiva engendrada pelo grupo pesquisado movimenta os sujeitos na história em direção a um comportamento mais crítico. Os dados coletados, entre agosto de 2012 e maio de 2013, permitiram compreender que o referido comportamento é suficiente às premissas da aprendizagem socialmente situada e revela gestos que desmontam o invariante cultural instituído sobre a escola e, ainda, um discurso articulado como prática de movimentação de sujeitos e de sentidos. Considerando essas conclusões principais, o trabalho revela uma proposta comprometida com a Inovação Pedagógica e que pode colaborar na articulação de outras que priorizem os mesmos pressupostos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 21917840 | |
dc.identifier.tid | 201917840 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1093 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Inovação pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Estudo de caso etnográfico | pt_PT |
dc.subject | Discurso | pt_PT |
dc.subject | Criticidade | pt_PT |
dc.subject | Ciências da Educação - Inovação Pedagógica | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | A inovação pedagógica em práticas de produção argumentativa nos saraus culturais da AEC-TEA: um estudo de caso | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Dissertação apresentada ao Conselho Científico do Centro de Competência de Ciências Sociais da Universidade da Madeira, como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação | pt_PT |