Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Saber ler, saber aprender: será a linguagem o preditor principal da inteligência?

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MestradoSusanaGonçalves.pdf1.57 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O interesse pelo estudo da relação entre a linguagem e a inteligência tem vindo a aumentar nos últimos anos. O objectivo deste estudo consiste em realizar o enquadramento teórico dos antecedentes e estado actual do tema. Um século de investigação em torno da inteligência não foi suficiente para clarificar um conjunto de questões e controvérsias a propósito da delimitação psicológica deste constructo. Como em outros campos da ciência, também aqui os avanços da investigação introduziram novas questões e novas incertezas. A linguagem por materializar várias funções humanas assume um papel fundamental na aprendizagem do indivíduo. E os problemas de realização escolar, embora constituam antes de mais um problema para o indivíduo que os exibe, representam na verdade bem mais do que um problema individual. As suas facetas sociais, políticas e económicas são por demais evidentes.

Description

Keywords

Inteligência Linguagem Leitura Aprendizagem . Centro de Artes e Humanidades

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License