Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.57 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O interesse pelo estudo da relação entre a linguagem e a inteligência tem
vindo a aumentar nos últimos anos. O objectivo deste estudo consiste em realizar o
enquadramento teórico dos antecedentes e estado actual do tema. Um século de
investigação em torno da inteligência não foi suficiente para clarificar um conjunto de
questões e controvérsias a propósito da delimitação psicológica deste constructo. Como em outros campos da ciência, também aqui os avanços da investigação introduziram
novas questões e novas incertezas. A linguagem por materializar várias funções
humanas assume um papel fundamental na aprendizagem do indivíduo. E os problemas
de realização escolar, embora constituam antes de mais um problema para o indivíduo
que os exibe, representam na verdade bem mais do que um problema individual. As
suas facetas sociais, políticas e económicas são por demais evidentes.
Description
Keywords
Inteligência Linguagem Leitura Aprendizagem . Centro de Artes e Humanidades