Publication
Saber ler, saber aprender: será a linguagem o preditor principal da inteligência?
dc.contributor.advisor | Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Susana Cristina Freitas | |
dc.date.accessioned | 2013-09-03T14:35:40Z | |
dc.date.available | 2013-09-03T14:35:40Z | |
dc.date.issued | 2013-09-03 | |
dc.description.abstract | O interesse pelo estudo da relação entre a linguagem e a inteligência tem vindo a aumentar nos últimos anos. O objectivo deste estudo consiste em realizar o enquadramento teórico dos antecedentes e estado actual do tema. Um século de investigação em torno da inteligência não foi suficiente para clarificar um conjunto de questões e controvérsias a propósito da delimitação psicológica deste constructo. Como em outros campos da ciência, também aqui os avanços da investigação introduziram novas questões e novas incertezas. A linguagem por materializar várias funções humanas assume um papel fundamental na aprendizagem do indivíduo. E os problemas de realização escolar, embora constituam antes de mais um problema para o indivíduo que os exibe, representam na verdade bem mais do que um problema individual. As suas facetas sociais, políticas e económicas são por demais evidentes. | por |
dc.description.sponsorship | Universidade da Madeira | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/455 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Inteligência | por |
dc.subject | Linguagem | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Artes e Humanidades | por |
dc.title | Saber ler, saber aprender: será a linguagem o preditor principal da inteligência? | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Psicologia da Educação | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia da Educação | por |