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Abstract(s)
Ao longo da sua existência as instituições museológicas foram evoluindo em termos estruturais e culturais e repensando as suas políticas, adaptando-as aos novos tempos. O Museu é agora encarado como um espaço activo, dinâmico e atractivo onde
as colecções já não são o único objectivo e a pessoa assume um papel central.
Procurando sintonizar-se com as necessidades e exigências das comunidades que
pretendem servir, os museus começaram a utilizar o marketing como forma de
proporcionar aos seus visitantes um conjunto de benefícios capazes de satisfazer ou
melhorar a sua experiência de visita.
Efectivamente o sucesso dos museus depende hoje do tipo de produto oferecido
ao cliente, dos serviços, da acessibilidade, da comunicação e do entretenimento, além do
carácter educativo, tornando-se por isso necessário oferecer um leque mais alargado de
serviços, para ir ao encontro de um mercado cada vez mais exigente. A combinação da
actividade principal do museu com a oferta de serviços complementares, como as lojas,
desempenha um papel fulcral na obtenção de visitas satisfatórias.
As lojas de museu são actualmente consideradas como uma política
incontornável de valorização e divulgação dos museus, constituindo igualmente uma
fonte de financiamento com crescente importância. O propósito deste trabalho, visa o estudo das lojas dos museus da Região Autónoma da Madeira, perceber a sua
importância na divulgação dos museus e do património regional e propor melhorias ao
seu funcionamento, para que as lojas dos museus locais vejam desenvolvidas todas as
suas potencialidades em termos de comunicação e maximização de receitas.
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Keywords
Museu Marketing cultural Lojas de museu Valorização do património Divulgação cultural Desenvolvimento Madeira (Portugal) Gestão Cultural . Centro de Artes e Humanidades