Repository logo
 
Publication

As lojas dos museus e o seu papel na valorização e divulgação das instituições museológicas da Região Autónoma da Madeira

dc.contributor.advisorPestana, Maria Isabel Câmara Santa Clara Gomes
dc.contributor.advisorSilva, Álvaro Fernando Duarte de Sousa e
dc.contributor.authorSilva, Luísa Manuela Sousa da
dc.date.accessioned2015-02-03T12:08:29Z
dc.date.available2015-02-03T12:08:29Z
dc.date.issued2012-09
dc.date.submitted2015-02-03
dc.description.abstractAo longo da sua existência as instituições museológicas foram evoluindo em termos estruturais e culturais e repensando as suas políticas, adaptando-as aos novos tempos. O Museu é agora encarado como um espaço activo, dinâmico e atractivo onde as colecções já não são o único objectivo e a pessoa assume um papel central. Procurando sintonizar-se com as necessidades e exigências das comunidades que pretendem servir, os museus começaram a utilizar o marketing como forma de proporcionar aos seus visitantes um conjunto de benefícios capazes de satisfazer ou melhorar a sua experiência de visita. Efectivamente o sucesso dos museus depende hoje do tipo de produto oferecido ao cliente, dos serviços, da acessibilidade, da comunicação e do entretenimento, além do carácter educativo, tornando-se por isso necessário oferecer um leque mais alargado de serviços, para ir ao encontro de um mercado cada vez mais exigente. A combinação da actividade principal do museu com a oferta de serviços complementares, como as lojas, desempenha um papel fulcral na obtenção de visitas satisfatórias. As lojas de museu são actualmente consideradas como uma política incontornável de valorização e divulgação dos museus, constituindo igualmente uma fonte de financiamento com crescente importância. O propósito deste trabalho, visa o estudo das lojas dos museus da Região Autónoma da Madeira, perceber a sua importância na divulgação dos museus e do património regional e propor melhorias ao seu funcionamento, para que as lojas dos museus locais vejam desenvolvidas todas as suas potencialidades em termos de comunicação e maximização de receitas.por
dc.identifier.tid201165414
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/694
dc.language.isoporpor
dc.subjectMuseupor
dc.subjectMarketing culturalpor
dc.subjectLojas de museupor
dc.subjectValorização do patrimóniopor
dc.subjectDivulgação culturalpor
dc.subjectDesenvolvimentopor
dc.subjectMadeira (Portugal)por
dc.subjectGestão Culturalpor
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Artes e Humanidadespor
dc.titleAs lojas dos museus e o seu papel na valorização e divulgação das instituições museológicas da Região Autónoma da Madeirapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineGestão Culturalpor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão Culturalpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoLuísaSilva.pdf
Size:
42.06 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: