Publication
Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Educação PréEscolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Brazão, José Paulo Gomes | |
| dc.contributor.author | Sousa, Catarina José Abreu de | |
| dc.date.accessioned | 2015-10-28T10:11:29Z | |
| dc.date.available | 2015-10-28T10:11:29Z | |
| dc.date.issued | 2015-02 | |
| dc.description.abstract | O presente relatório de estágio visa a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e recai sobre a prática pedagógica realizada na Educação Pré-Escolar com crianças com idades compreendidas entre os cinco e os seis anos de idade e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma do 2.º ano de escolaridade. Este trabalho tem como objetivo dar a conhecer o trabalho desenvolvido, sustentando-se num corpus teórico que fundamenta a praxis e que contribuiu para a construção de aprendizagens significativas através de um ciclo contínuo existente entre a observação, a planificação, a ação e a reflexão. O relatório foi desenvolvido com uma metodologia de Investigação-Ação que teve como objetivo a reflexão sobre a ação a partir da mesma e a implementação de estratégias para atenuar as problemáticas encontradas. Esta metodologia pressupõe a melhoria das práticas mediante a mudança e a aprendizagem de todos os implicados, o que resulta num trabalho investigativo e reflexivo. A temática das questões de Investigação-Ação centrou-se na utilização de materiais manipuláveis nas aulas de matemática, no brincar com a linguagem, na aprendizagem pela ação, no trabalho cooperativo, nos afetos, nas interações e na socialização, no lúdico, no brincar e no jogar. Considera-se que as estratégias implementadas foram adequadas a cada questão de investigação e que houve progressos na resolução daqueles problemas, através de uma melhoria nas aprendizagens. No termo de cada capítulo relativo à prática pedagógica é elucidada uma reflexão global e no desfecho do relatório concluo com a importância que ambos os estágios tiveram na minha formação inicial. | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/881 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Docente reflexivo | pt_PT |
| dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
| dc.subject | 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
| dc.subject | Prática pedagógica | pt_PT |
| dc.subject | Investigação-ação | pt_PT |
| dc.subject | Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
| dc.subject | . | pt_PT |
| dc.subject | Centro de Ciências Sociais | pt_PT |
| dc.title | Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Educação PréEscolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
