Repository logo
 
Publication

Consciência crítica e marketing social

dc.contributor.authorSantos, Carlos Oliveira
dc.contributor.authorGodinho, Luisa
dc.date.accessioned2023-01-05T15:43:14Z
dc.date.available2023-01-05T15:43:14Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractO Marketing Social, desde a sua definição inicial (1971), é um campo multidisciplinar de referência na conceptualização e implementação de intervenções de melhoria de comportamentos sociais (behavior change), motivo para o seu desenvolvimento e para o das suas instituições, em inúmeros países. Adoptando abordagens provenientes do marketing comercial, o Marketing Social tem, contudo, um significativo espaço de conexão com a Conscientização (Critical Consciousness), tal como Freire a concebeu e implementou. Esta comunicação procura identificar essa conexão e as suas incidências. Procede-se a uma caracterização da Conscientização e do Marketing Social, bem como à revisão dos estudos de Marketing Social (com base nos seus principais journals), que apresentam várias conexões com a Conscientização. Conclui-se que existe uma considerável dimensão de aproximações, em conceitos e processos, e que há espaço para uma produtiva interconexão entre os dois campos. Este texto dos autores decorre do seu trabalho (Critical Consciousness Raising) publicado in Chahid Fourali and Jeff French (Eds.), The Palgrave Encyclopedia of So cial Marketing, London, Palgrave Macmillan, 2021.pt_PT
dc.description.abstractSince its definition (1971), Social Marketing is a multi-disciplinary field, a reference as a concept and a process for social behavior change developed in several countries and by several institutions. Adopting marketing’s concepts and tools, Social Marketing is interconnected with Critical Consciousness, as this was conceived and implemented by Freire. This communication seeks to identify that connection and its implications. It characterizes Critical Consciousness and Social Marketing and reviews Social Marketing studies (published in its main journals) according to their connections with Critical Consciousness. It is concluded that several relations exist, some concepts are similar, and there is space for a much stronger interconnection between both approaches. This paper is a result of the authors’ work (Critical Consciousness Raising) published in Chahid Fourali and Jeff French (Eds.), The Palgrave Encyclopedia of Social Marketing, London, Palgrave Macmillan, 2021.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34640/universidademadeira2022santosgodinhopt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4886
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCentro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa)pt_PT
dc.relationCenter for Research in Education
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectConscientizaçãopt_PT
dc.subjectMudança socialpt_PT
dc.subjectMarketing socialpt_PT
dc.subjectCritical consciousnesspt_PT
dc.subjectSocial behavior changept_PT
dc.subjectSocial marketingpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleConsciência crítica e marketing socialpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleCenter for Research in Education
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04083%2F2020/PT
oaire.citation.conferencePlaceFunchal, Madeira (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage303pt_PT
oaire.citation.startPage290pt_PT
oaire.citation.titlePaulo Freire e a sua pedagogia: crítica, resistência e utopia. No Centenário do seu nascimento (1921-2021)pt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameAndrade Godinho
person.givenNameLuisa Maria
person.identifier.ciencia-idB81D-94D4-2231
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication58a7df33-d1b7-4c2a-9969-34ac33c03a90
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery58a7df33-d1b7-4c2a-9969-34ac33c03a90
relation.isProjectOfPublication3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Consciência Crítica e Marketing Social.pdf
Size:
175.23 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: