Repository logo
 
Publication

Um ensaio sobre burnout, engagement e estratégias de coping na profissão docente

dc.contributor.authorPocinho, Margarida
dc.contributor.authorPerestrelo, Célia Xavier
dc.date.accessioned2017-01-19T10:32:03Z
dc.date.available2017-01-19T10:32:03Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractInvestigadores, um pouco por todo o mundo, começaram a preocupar-se com o fenómeno do burnout, ao identificarem este sintoma essencialmente nas profissões que envolviam uma relação assistencial ou de ajuda, como o caso dos médicos, enfermeiros e psicólogos. Contudo, não tardou que se percebesse que este fenómeno pudesse também estar presente na profissão docente de uma forma muito significativa. A docência é, na atualidade, uma das profissões mais sujeitas a altos níveis de stresse, podendo levar ao burnout, caso se torne recorrente. Muitos docentes conseguem adaptar-se e reagir de uma forma funcional perante as dificuldades próprias da profissão, tornando-se profissionais engaged, ou seja, enquanto alguns professores vivenciam as dimensões negativas do burnout (exaustão emocional, despersonalização e perda de realização profissional), outros experienciam as três dimensões positivas do engagement (vigor, dedicação e absorção profissional). Com a entrada da chamada “psicologia positiva”, surge uma nova perspectiva de estudo que procura respostas para determinadas formas de envolvimento profissional. Assim, apesar do fenómeno do engagement ainda não estar muito estudado, encontrar professores engaged com a sua profissão também é uma realidade presente em muitos países. O recurso a estratégias de coping é uma forma de lidar com as dificuldades inerentes ao exercício da profissão docente. Logo, é importante perceber de que forma a utilização de determinado tipo de estratégia de coping poderá conduzir ao burnout ou, preferencialmente, ao engagement.pt_PT
dc.description.abstractResearchers throughout the world have started to worry about the phenomenon of burnout, identifying it mainly in professions that involve a relation of assistance or help, as in the case of medical doctors, nurses, and psychologists. However, it was not long before it was noticed that such phenomenon can also be present in the teaching profession in a very significant way. Teaching is nowadays one of the professions subjected to the highest levels of stress, which can lead to burnout when the situation becomes recurrent. Many teachers manage to adapt and to react in a functional way when faced with the difficulties inherent to their profession, becoming engaged professionals, that is to say, while some teachers experience the negative dimensions of burnout (emotional exhaustion, depersonalization, and loss of professional fulfillment), others experience the three positive dimensions of engagement (vigor, dedication, and absorption in the profession). With the arrival of the so-called “positive psychology”, there comes a new perspective of investigation, which seeks to give answers to certain forms of professional involvement. Thus, despite the fact that the phenomenon of engagement has still been little studied, to find teachers engaged with their profession is also a reality in many countries. Resorting to strategies of coping is one way of dealing with the difficulties inherent to the exercise of the teaching profession. Therefore, it is important to observe in which way the use of certain type of strategy of coping can lead to burnout or, preferably, to engagement.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPocinho, Margarida, & Perestrelo, Célia Xavier. (2011). Um ensaio sobre burnout, engagement e estratégias de coping na profissão docente. Educação e Pesquisa, 37 (3), 513-528.pt_PT
dc.identifier.doidx.doi.org/10.1590/S1517-97022011000300005pt_PT
dc.identifier.issn1517-9702
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1342
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade de São Paulo, Faculdade de Educaçãopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectBurnoutpt_PT
dc.subjectEngagementpt_PT
dc.subjectCopingpt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectTeacherspt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleUm ensaio sobre burnout, engagement e estratégias de coping na profissão docentept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasil, São Paulopt_PT
oaire.citation.endPage528pt_PT
oaire.citation.startPage513pt_PT
oaire.citation.titleEducação e Pesquisapt_PT
oaire.citation.volume37 (3)pt_PT
person.familyNamePocinho
person.givenNameMargarida
person.identifier972371
person.identifier.ciencia-id8517-F21F-9761
person.identifier.orcid0000-0002-9898-7143
person.identifier.ridO-4997-2014
person.identifier.scopus-author-id27067906600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicatione4c874fa-6353-45ee-9f8d-bd3a9db08fd8
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye4c874fa-6353-45ee-9f8d-bd3a9db08fd8

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MargaridaPocinho.pdf
Size:
110.12 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: