Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
10.37 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Após o temporal que se abateu sobre a ilha da Madeira no dia 20 de Fevereiro de 2010
ficou a dúvida se a tragédia podia ter sido evitada ou pelo menos minimizada. A intensa
intervenção humana, principalmente na baixa da cidade do Funchal, alterou o normal
curso das ribeiras. Esse facto levantou a questão se o homem estará a ser negligente ou
irresponsável na maneira como constrói nas suas proximidades.
Posto isto, o Governo Regional da Madeira achou que algo mais poderia ser investigado
em relação ao comportamento das ribeiras em situações extremas, tal como a sucedida.
Com o intuito de responder a estas e outras questões, equipas da UMa (Universidade da
Madeira), IST (Instituto Superior Técnico) e LREC (Laboratório Regional de Engenharia
Civil) iniciaram, em cooperação, um estudo que foi denominado por Estudo de Avaliação
do Risco de Aluviões na Ilha da Madeira. Ao autor deste trabalho foi concedida a
oportunidade de fazer parte deste importante estudo para a Ilha da Madeira e de poder
realizar esta dissertação no âmbito do mesmo. Foram estudadas as três mais
importantes ribeiras do Funchal (João Gomes, Santa Luzia e São João) e as ribeiras da
Ribeira Brava e Tabua. O presente trabalho, em particular, incidiu sobre a bacia
hidrográfica e Ribeira de São João.
Este trabalho inicia-se por uma base teórica, onde é feita uma caracterização biofísica à Ilha da Madeira e mais detalhadamente à bacia hidrográfica da Ribeira de São João.
Segue-se uma pequena referência a eventos semelhantes e anteriores ao de 20 de
Fevereiro.
A parte prática do trabalho consiste no tratamento e interpretação dos dados
levantados nas visitas de campo. Estimaram-se os valores sucedidos no dia do evento
para caudais máximos e velocidades de escoamento em secções transversais da ribeira
previamente seleccionadas. Estimou-se também o volume para o material sólido que foi
depositado no leito e nas ruas ou estradas que se situam dentro da área da bacia
hidrográfica da Ribeira de São João. Foi feita também uma caracterização
granulométrica desse mesmo material sólido. Por fim elaboraram-se listas e mapas com
as infra-estruturas danificadas.
Finalmente foram propostas algumas medidas preventivas que poderão minimizar as
consequências de futuras aluviões.
Description
Keywords
Aluvião Bacia hidrográfica Vinte de fevereiro de 2010 Engenharia civil Ribeira de São João, Madeira (Portugal) Funchal, Madeira (Portugal) . Centro de Ciências Exatas e da Engenharia