Repository logo
 
Publication

Programas de desenvolvimento da criatividade para alunos com altas habilidades: proposta de avaliação dos produtos criativos

dc.contributor.authorAntunes, Ana Pereira
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro Silva
dc.date.accessioned2020-11-09T16:10:54Z
dc.date.available2020-11-09T16:10:54Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractProgressivamente o paradigma da escola inclusiva, enfatizando os direitos cívicos e a necessidade de atenção à diversidade, tem desencadeado o interesse da comunidade académica e educativa para a educação dos alunos sobredotados e mais talentosos. Por sua vez, o critério da criatividade tem sido considerado uma dimensão importante no diagnóstico de altas habilidades, emergindo também como critério relevante na avaliação da eficácia dos programas de enriquecimento aplicados. Nessa lógica, os produtos criativos, entendidos como expressão dos processos cognitivos e competências criativas, tornam-se um elemento privilegiado na apreciação da capacidade criativa do sujeito. Neste trabalho procuramos descrever e analisar uma proposta de avaliação dos produtos criativos desenvolvidos aquando a aplicação de um programa de enriquecimento. Participaram no estudo 19 alunos, 10 rapazes e 9 raparigas, que frequentavam o 2º ciclo de escolaridade do ensino básico português, sinalizados como alunos com mais capacidades, tomando a sua avaliação em termos de criatividade, inteligência e rendimento académico. Apresentamos uma grelha de análise dos produtos criativos, neste caso a produção escrita de histórias infantis, e discutimos a sua adequação em termos de instrumento de avaliação da criatividade dos alunos. Algumas dificuldades encontradas são comentadas, apontando-se sugestões para a continuidade dos estudos sobre este procedimento na avaliação da criatividade.pt_PT
dc.description.abstractThe inclusive school movement and attention to diversity have triggered a growing interest in the academic and educational community for the education of gifted and talented students. Recently, the criterion of creativity has been considered an important factor for the diagnosis of high abilities and to evaluate the effectiveness of applied enrichment programs. So, the creative products that emerge as a result of the development of cognitive processes and creative skills become an important factor in the assessment of creative ability. This article aims to describe and analyze an assessment procedure of some creative products that were made during the implementation of an enrichment program. The participants were 19 students, 10 boys and 9 girls, who attended the 2nd cycle of the Portuguese basic education and were considered high ability students when taking assessment criteria for creativity, general intelligence and academic achievement. The analysis script of creative products, in this case written children’s stories, is described and discussed. Some difficulties that were found are also commented and suggestions for further studies are presented.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAntunes, A. P., & Almeida, L. S. (2015). Programas de desenvolvimento da criatividade para alunos com altas habilidades: proposta de avaliação dos produtos criativos. Revista Lusófona de Educação, (29), 145-159.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2963
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCentro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) do Instituto de Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologiaspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAlunos com altas habilidadespt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectProgramas de enriquecimentopt_PT
dc.subjectProdutos criativospt_PT
dc.subjectHigh ability studentspt_PT
dc.subjectCreativitypt_PT
dc.subjectEnrichment programspt_PT
dc.subjectCreative productspt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleProgramas de desenvolvimento da criatividade para alunos com altas habilidades: proposta de avaliação dos produtos criativospt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage159pt_PT
oaire.citation.startPage145pt_PT
oaire.citation.titleRevista Lusófona de Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume29pt_PT
person.familyNameAntunes
person.familyNameAlmeida
person.givenNameAna
person.givenNameLeandro
person.identifier.ciencia-idAD1E-94B0-3055
person.identifier.orcid0000-0002-3336-7867
person.identifier.orcid0000-0002-0651-7014
person.identifier.ridB-3040-2011
person.identifier.scopus-author-id7102247228
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationcd1b52f4-d21d-4ed4-b73a-09e9de597a06
relation.isAuthorOfPublication99a55fcd-e3d9-4ae1-b194-3827555b9f0f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery99a55fcd-e3d9-4ae1-b194-3827555b9f0f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Programas de desenvolvimento da criatividade para alunos com altas habilidades Proposta de avaliação dos produtos criativosAnaAntunes.pdf
Size:
149.43 KB
Format:
Adobe Portable Document Format