Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Programas de desenvolvimento da criatividade para alunos com altas habilidades: proposta de avaliação dos produtos criativos

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Progressivamente o paradigma da escola inclusiva, enfatizando os direitos cívicos e a necessidade de atenção à diversidade, tem desencadeado o interesse da comunidade académica e educativa para a educação dos alunos sobredotados e mais talentosos. Por sua vez, o critério da criatividade tem sido considerado uma dimensão importante no diagnóstico de altas habilidades, emergindo também como critério relevante na avaliação da eficácia dos programas de enriquecimento aplicados. Nessa lógica, os produtos criativos, entendidos como expressão dos processos cognitivos e competências criativas, tornam-se um elemento privilegiado na apreciação da capacidade criativa do sujeito. Neste trabalho procuramos descrever e analisar uma proposta de avaliação dos produtos criativos desenvolvidos aquando a aplicação de um programa de enriquecimento. Participaram no estudo 19 alunos, 10 rapazes e 9 raparigas, que frequentavam o 2º ciclo de escolaridade do ensino básico português, sinalizados como alunos com mais capacidades, tomando a sua avaliação em termos de criatividade, inteligência e rendimento académico. Apresentamos uma grelha de análise dos produtos criativos, neste caso a produção escrita de histórias infantis, e discutimos a sua adequação em termos de instrumento de avaliação da criatividade dos alunos. Algumas dificuldades encontradas são comentadas, apontando-se sugestões para a continuidade dos estudos sobre este procedimento na avaliação da criatividade.
The inclusive school movement and attention to diversity have triggered a growing interest in the academic and educational community for the education of gifted and talented students. Recently, the criterion of creativity has been considered an important factor for the diagnosis of high abilities and to evaluate the effectiveness of applied enrichment programs. So, the creative products that emerge as a result of the development of cognitive processes and creative skills become an important factor in the assessment of creative ability. This article aims to describe and analyze an assessment procedure of some creative products that were made during the implementation of an enrichment program. The participants were 19 students, 10 boys and 9 girls, who attended the 2nd cycle of the Portuguese basic education and were considered high ability students when taking assessment criteria for creativity, general intelligence and academic achievement. The analysis script of creative products, in this case written children’s stories, is described and discussed. Some difficulties that were found are also commented and suggestions for further studies are presented.

Description

Keywords

Alunos com altas habilidades Criatividade Programas de enriquecimento Produtos criativos High ability students Creativity Enrichment programs Creative products . Faculdade de Artes e Humanidades

Citation

Antunes, A. P., & Almeida, L. S. (2015). Programas de desenvolvimento da criatividade para alunos com altas habilidades: proposta de avaliação dos produtos criativos. Revista Lusófona de Educação, (29), 145-159.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) do Instituto de Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

CC License