Repository logo
 
Publication

Auto-conceito: uma visão integradora de alunos, pais e professores

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorFranco, Maria da Glória Salazar d'Eça Costa
dc.contributor.authorCorreia, Ana Isabel Marote
dc.date.accessioned2017-06-05T15:01:26Z
dc.date.available2017-06-05T15:01:26Z
dc.date.issued2012-04-18
dc.description.abstractAo longo dos últimos anos na literatura académica, é possível perceber que o Auto-conceito tem sido um dos constructos com maior crescimento e visibilidade no campo de investigação na área de Psicologia. Esta investigação teve como objectivo principal perceber se o auto-conceito dos Alunos é coincidente com aquilo que os Pais e Professores pensam acerca dos próprios em duas Instituições de Ensino na Região Autónoma da Madeira. Para isso, utilizou-se a Escala de Auto-Conceito e Auto-Estima para adolescentes de Peixoto e Almeida (1999) para a amostra de alunos e uma adaptação desta escala para Pais e Professores na Escola Básico dos 2 e 3º Ciclos Bartolomeu Perestrelo e no Externato da Apresentação de Maria. A amostra ficou constituída por 187 alunos entre os 11 e os 17 anos de idade, 187 pais e 17 professores. Os resultados obtidos permitiram concluir que no auto-conceito global dos alunos não existem diferenças entre géneros, idades, nível sócio-económico, nem entre alunos do ensino público e privado. Contudo, em relação aos domínios do auto-conceito dos alunos existem diferenças em algumas dimensões do auto-conceito (competência atlética, aparência física, comportamento e amizades íntimas) entre géneros, idades (amizades íntimas) e entre alunos que frequentam estabelecimentos de ensino público e privado (os domínios da Aceitação Social, Competência a Matemática e Auto-Estima). Foi possível ainda perceber que os professores aproximaram-se mais do auto-conceito dos alunos do que os pais dos mesmos.pt_PT
dc.description.abstractOver the past years in the academic literature, one can see that the self concept has been one of the constructs with higher growth and visibility in the field of research in Psychology. The present investigation had as main objective to understand if the student’s self-concept is coincident with the parents and teachers thoughts about it, in two learning establishments in the Autonomous Region of Madeira. To that end, it has been used the Self-concept and Self-esteem Scale for adolescents of Peixoto and Almeida (1999) for the students sample, and one adaptation of this scale for parents and teachers in the Escola Básica dos 2 e 3º Ciclos Bartolomeu Perestrelo and in Externato da Apresentação de Maria. The sample consisted of 187 students (between the ages of 11 and 17 years old), 187 parents and 17 teachers. The results showed that in the student’s global self-concept there are no differences between genders, ages, social economic class or among students of public and private education. However in areas of self-concept in relation to students there are differences in some dimensions of self concept (athletic competence, physical appearance, behavior and close friendships) between genders, ages (close friendships) and students who attend public and private schools (areas of Social Acceptance, Mathematics Competence and Self-Esteem). It was still possible to see that teachers were closer to the student’s self-concept than parents.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1550
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAuto-conceitopt_PT
dc.subjectAdolescentespt_PT
dc.subjectGéneropt_PT
dc.subjectPaispt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectSelf-conceptpt_PT
dc.subjectTeenagerspt_PT
dc.subjectGenderpt_PT
dc.subjectParentspt_PT
dc.subjectTeacherspt_PT
dc.subjectPsicologia da Educaçãopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleAuto-conceito: uma visão integradora de alunos, pais e professorespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoIsabelMaroteCorreia.pdf
Size:
1.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: