Repository logo
 
Publication

Espaço e identidades culturais em CARGO

dc.contributor.authorSouza, José Ailson Lemos de
dc.date.accessioned2020-12-10T16:16:45Z
dc.date.available2020-12-10T16:16:45Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractO objetivo do artigo é apresentar uma análise sobre as identidades culturais contextualizadas no Caribe a partir do filme Cargo (2017), escrito e dirigido por Kareem Mortimer. Para isso, iniciamos com breves considerações sobre a produção de identidades caribenhas a partir de Hall (1990), e sobre a articulação dessas categorias enquanto posicionamentos a partir de Stam e Shohat (2016). Sobre a crítica a partir da perspectiva teórica pós-colonial, discutimos noções presentes em Prysthon (2014) e Bhabha (1992, 1998). A análise sobre as continuidades e descontinuidades temporais articuladas no filme ampara-se no conceito de cronotopo presente em Bahktin (2010) e Cohen (2006). E, de modo a contextualizar o cinema periférico e caribenho, destacamos alguns pontos presentes em França (2006) e Hambuch (2015), respectivamente. Cargo examina o legado da colonização e os efeitos da exploração econômica a partir de imagens que contrabalançam os estereótipos e clichês a que o cinema mainstream com frequência recorre para dar conta de contextos periféricos.pt_PT
dc.description.abstractThe aim of this work is to offer a brief study on Caribbean cultural identities represented in Cargo (2017), a film written and directed by Kareem Mortimer. For that purpose, we start by considering the production of Caribbean identities from Hall (1990), and how these categories are articulated as positionings according to Stam and Shohat (2016). Theoretical frame and criticism from a postcolonial perspective follows Prysthon (2014) and Bhabha (1992, 1998) discussions. The analysis about temporal continuities and discontinuities in the film are based on the notion of chronotope, a concept by Bakhtin (2010) and studied by Cohen (2006). And, in order to contextualize peripheral and Caribbean cinema, we highlight some points present in França (2006) and Hambuch (2015), respectively. Cargo examines the legacy of colonization and the effects of economic exploration from images that balance stereotypes and clichés mainstream cinema often manipulate to account peripheral contexts.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSouza, J. (2020). Espaço e identidades culturais em CARGO . Universidade da Madeira. https://doi.org/10.34640/UNIVERSIDADEMADEIRA2020SOUZApt_PT
dc.identifier.doi10.34640/UNIVERSIDADEMADEIRA2020SOUZApt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/3034
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade da Madeirapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCinema caribenhopt_PT
dc.subjectEspaçopt_PT
dc.subjectIdentidades culturaispt_PT
dc.subjectKareem Mortimerpt_PT
dc.subjectCaribbean cinemapt_PT
dc.subjectCultural identitiespt_PT
dc.subjectSpacept_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleEspaço e identidades culturais em CARGOpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFunchal (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage155pt_PT
oaire.citation.startPage146pt_PT
oaire.citation.titleCinema & Território: Revista Internacional de Arte e Antropologia das Imagenspt_PT
oaire.citation.volume5pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
12-JOSE-DE-SOUZA-146-155.pdf
Size:
606.58 KB
Format:
Adobe Portable Document Format