Publication
Espaço e identidades culturais em CARGO
dc.contributor.author | Souza, José Ailson Lemos de | |
dc.date.accessioned | 2020-12-10T16:16:45Z | |
dc.date.available | 2020-12-10T16:16:45Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | O objetivo do artigo é apresentar uma análise sobre as identidades culturais contextualizadas no Caribe a partir do filme Cargo (2017), escrito e dirigido por Kareem Mortimer. Para isso, iniciamos com breves considerações sobre a produção de identidades caribenhas a partir de Hall (1990), e sobre a articulação dessas categorias enquanto posicionamentos a partir de Stam e Shohat (2016). Sobre a crítica a partir da perspectiva teórica pós-colonial, discutimos noções presentes em Prysthon (2014) e Bhabha (1992, 1998). A análise sobre as continuidades e descontinuidades temporais articuladas no filme ampara-se no conceito de cronotopo presente em Bahktin (2010) e Cohen (2006). E, de modo a contextualizar o cinema periférico e caribenho, destacamos alguns pontos presentes em França (2006) e Hambuch (2015), respectivamente. Cargo examina o legado da colonização e os efeitos da exploração econômica a partir de imagens que contrabalançam os estereótipos e clichês a que o cinema mainstream com frequência recorre para dar conta de contextos periféricos. | pt_PT |
dc.description.abstract | The aim of this work is to offer a brief study on Caribbean cultural identities represented in Cargo (2017), a film written and directed by Kareem Mortimer. For that purpose, we start by considering the production of Caribbean identities from Hall (1990), and how these categories are articulated as positionings according to Stam and Shohat (2016). Theoretical frame and criticism from a postcolonial perspective follows Prysthon (2014) and Bhabha (1992, 1998) discussions. The analysis about temporal continuities and discontinuities in the film are based on the notion of chronotope, a concept by Bakhtin (2010) and studied by Cohen (2006). And, in order to contextualize peripheral and Caribbean cinema, we highlight some points present in França (2006) and Hambuch (2015), respectively. Cargo examines the legacy of colonization and the effects of economic exploration from images that balance stereotypes and clichés mainstream cinema often manipulate to account peripheral contexts. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Souza, J. (2020). Espaço e identidades culturais em CARGO . Universidade da Madeira. https://doi.org/10.34640/UNIVERSIDADEMADEIRA2020SOUZA | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.34640/UNIVERSIDADEMADEIRA2020SOUZA | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/3034 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade da Madeira | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Cinema caribenho | pt_PT |
dc.subject | Espaço | pt_PT |
dc.subject | Identidades culturais | pt_PT |
dc.subject | Kareem Mortimer | pt_PT |
dc.subject | Caribbean cinema | pt_PT |
dc.subject | Cultural identities | pt_PT |
dc.subject | Space | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Artes e Humanidades | pt_PT |
dc.title | Espaço e identidades culturais em CARGO | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Funchal (Portugal) | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 155 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 146 | pt_PT |
oaire.citation.title | Cinema & Território: Revista Internacional de Arte e Antropologia das Imagens | pt_PT |
oaire.citation.volume | 5 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- 12-JOSE-DE-SOUZA-146-155.pdf
- Size:
- 606.58 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format