Publication
Superdotação: conceitos, modelos de diagnóstico e intervenção psico-educativa
dc.contributor.author | Pocinho, Margarida | |
dc.date.accessioned | 2011-11-22T16:01:39Z | |
dc.date.available | 2011-11-22T16:01:39Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description.abstract | A definição de sobredotação não está isenta de inseguranças e de controvérsias. O conceito não é estático, está em constante evolução, sendo que a tendência actual é caracterizada pela ponderação de outras variáveis além das cognitivas e da inteligência. Segundo o World Council for Gifted and Talented Children, considerase sobredotada a pessoa com elevado desempenho ou elevada potencialidade, em qualquer dos seguintes aspectos isolados ou combinados: capacidade intelectual geral, aptidão académica específica, pensamento criativo ou produtivo, talento especial para as artes visuais, dramáticas e musicais, capacidade motora e capacidade de liderança. A multiplicidade de conceitos acaba, assim, por traduzir a multiplicidade de critérios a ter em conta na definição de sobredotação, implicando que a avaliação seja também multirreferencial, abrindo, consequentemente, um leque diversificado de propostas de intervenção assim como o recurso a diferentes agentes, procedimentos e instrumentos de avaliação. | por |
dc.identifier.citation | POCINHO, M. (2009). Superdotação: conceitos, modelos de diagnóstico e intervenção psico-educativa, Revista Brasileira de Educação Especial, 15(1), 3-14. ISSN 1413-6538 | por |
dc.identifier.issn | 1413-6538 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/202 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Superdotação | por |
dc.subject | Inteligência | por |
dc.subject | Diagnóstico | por |
dc.subject | Intervenção | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Artes e Humanidades | por |
dc.title | Superdotação: conceitos, modelos de diagnóstico e intervenção psico-educativa | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 14 | por |
oaire.citation.startPage | 3 | por |
oaire.citation.title | Revista Brasileira de Educação Especial | por |
person.familyName | Pocinho | |
person.givenName | Margarida | |
person.identifier | 972371 | |
person.identifier.ciencia-id | 8517-F21F-9761 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9898-7143 | |
person.identifier.rid | O-4997-2014 | |
person.identifier.scopus-author-id | 27067906600 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | e4c874fa-6353-45ee-9f8d-bd3a9db08fd8 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | e4c874fa-6353-45ee-9f8d-bd3a9db08fd8 |