Repository logo
 
Publication

Hipertexto e gêneros digitais: práticas pedagógicas inovadoras no ensino médio?

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBrazão, José Paulo Gomes
dc.contributor.advisorReis, Maria da Conceição dos
dc.contributor.authorFarias, Selma Suely de
dc.date.accessioned2019-05-21T09:26:42Z
dc.date.available2019-05-21T09:26:42Z
dc.date.issued2019-05-06
dc.description.abstractDissertação com o tema Hipertexto e Gêneros Digitais: Práticas Pedagógicas Inovadoras no Ensino Médio? Que se propôs a compreender até onde as práticas com o gênero textual hipertexto contribuem para uma aprendizagem fundamentada no desenvolvimento da criticidade, criatividade e autonomia dos discentes. Arguindo se o trabalho com esse gênero no ensino médio, desperta o desenvolvimento crítico da autonomia e interação sociocultural podendo ser considerado uma prática inovadora. Enfatizaram-se as categorias Hipertexto e Gêneros Digitais e Inovação pedagógica. A pesquisa foi realizada através de estudo de caso com abordagem qualitativa utilizando como procedimentos metodológicos entrevistas, revisão bibliográfica e observação participante. O caminhar investigativo permitiu observar que as produções dos aprendizes apresentavam aspectos importantes em relação a edificação do saber pelos discentes, uma vez que eles eram autônomos em relação a aquisição de conhecimento e se mostravam ativos em relação a execução das atividades propostas com o hipertexto. Aguçavam suas percepções e demonstravam melhorias nas linguagens escrita e oral, bem como no relacionamento entre os pares e com a sociedade ao seu redor. Durante este percurso constatamos ainda o quanto as mudanças nas posturas pedagógicas do docente, associadas à um local de estudo que difere dos padrões de uma sala de aula tradicional, podem contribuir para aumentar a motivação, a cooperação, a autoestima e a autonomia dos aprendizes. Podemos concluir mencionando que a influência positiva do ambiente no qual se desenvolvem as atividades, uma vez que nesse espaço os aprendizes se mostraram motivados à produzirem e compartilharem conhecimentos.pt_PT
dc.description.abstractDissertation with the theme Hypertext and Digital Genres: Innovative Pedagogical Practices in High School? It was proposed to understand the extent to which practices with the textual genre hypertext contribute to a learning grounded in the development of criticality, creativity and autonomy of the students. Arguindo if the work with this genre in high school, awakens the critical development of autonomy and socio-cultural interaction and can be considered an innovative practice. The categories Hypertext and Digital Genres and Pedagogical Innovation were emphasized. The research was conducted through a case study with a qualitative approach using as methodological procedures interviews, bibliographic review and participant observation. The investigation allowed to observe that the productions of the apprentices presented important aspects in relation to the construction of the knowledge by the students, since they were autonomous in relation to the acquisition of knowledge and they were active in relation to the execution of the proposed activities with the hypertext. They sharpened their perceptions and demonstrated improvements in written and oral languages, as well as in the relationship between peers and the society around them. During this course, we also see how changes in teachers' pedagogical postures, associated with a place of study that differs from the traditional classroom patterns, can contribute to increase the motivation, cooperation, self-esteem and autonomy of learners. We can conclude by mentioning that the positive influence of the environment in which the activities are developed, since in this space the learners were motivated to produce and share knowledge.pt_PT
dc.identifier.tid202246426pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2364
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectHipertextopt_PT
dc.subjectGêneros digitaispt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectHypertextpt_PT
dc.subjectDigital genrespt_PT
dc.subjectPedagogical innovationpt_PT
dc.subjectCiências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleHipertexto e gêneros digitais: práticas pedagógicas inovadoras no ensino médio?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação apresentada ao Conselho Científico da Faculdade de Ciências da Universidade da Madeira como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoSelmaFarias.pdf
Size:
1.16 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: