Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGouveia, Maria Fernanda Baptista Pestana
dc.contributor.authorAbreu, Diliana Gouveia de
dc.date.accessioned2017-06-27T08:49:36Z
dc.date.available2017-07-27T00:30:09Z
dc.date.issued2016-07-27
dc.description.abstractO presente relatório de estágio foi realizado tendo em vista a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este tem como objetivo descrever e fundamentar, de forma reflexiva, todo o trabalho realizado nos estágios realizados, na valência de pré-escolar na Escola 1º CEB/PE da Nazaré e no 1º Ciclo do Ensino Básico na Escola B1/PE dos Ilhéus. Com este relatório, procurou-se expressar uma abordagem à teoria e à intervenção pedagógica de cada um dos contextos, baseando-se numa aprendizagem participativa em que as crianças são o elemento principal para a construção do conhecimento. A dinâmica do trabalho pretendeu envolver as crianças, de forma a assumirem um papel ativo, confinando os interesses, desejos e necessidades. Assim as opções metodológicas adotadas no decorrer do estágio exigiram uma constante reflexão e alteração das atividades desenvolvidas ao longo da minha intervenção pedagógica. A essência deste trabalho assenta numa atitude reflexiva e investigadora que pretende reproduzir efeitos positivos no desenvolvimento das crianças e no sucesso das suas aprendizagens.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report was carried out with a view to obtaining a master's degree in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education. This aims to describe and explain, reflectively, all the work done in stages performed in valence preschool School 1st CEB / PE of Nazaré and the 1st cycle of basic education in the School B1 / PE of Ilhéus. With this report, we tried to express an approach to theory and pedagogical intervention in each context, based on a participatory learning in which children are the main element for the construction of knowledge. The dynamics of the work intended to involve children in order to take an active role, confining the interests, wants and needs. Thus the methodological options adopted in the course of activities required a constant reflection and change of activities throughout my educational intervention. The essence of this work is based on a reflective and investigative attitude you want to play positive effects on children's development and success of their learning.pt_PT
dc.identifier.tid201649551pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1573
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectPedagogia da participaçãopt_PT
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_PT
dc.subjectAtitude reflexivapt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectPre-schoolpt_PT
dc.subject1st Cycle of Basic Educationpt_PT
dc.subjectPedagogy of participationpt_PT
dc.subjectPedagogical interventionpt_PT
dc.subjectReflective attitudept_PT
dc.subjectAction-researchpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoDilianaAbreu.pdf
Size:
2.55 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: