Repository logo
 
Publication

Os processos de reprodutibilidade nas obras de arte para além do esgotamento artístico: revisitação, citação e inovação

datacite.subject.fosHumanidades::Outras Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorGouveia, Gonçalo
dc.contributor.advisorSerrão, Vítor
dc.contributor.authorCanavezes, Sara Raquel Moniz
dc.date.accessioned2019-06-17T13:43:12Z
dc.date.available2019-06-17T13:43:12Z
dc.date.issued2019-02-14
dc.description.abstractNão querendo tratar-se, exclusivamente de mais uma dissertação sobre a figura mitológica de Orfeu, esta pesquiza procura, através desse signo, evidenciar um padrão de repetição no meio artístico, em especial no âmbito das artes visuais e da poesia. A repetição é um processo que possibilita a aprendizagem e a correção de erros passados, tendo potencial para se constituir motor de uma evolução, transformando-se assim num ato de criação. Orfeu tornou-se uma charneira a partir da época medieval, charneira que cada corrente artística utiliza para repensar as origens da arte e, particularmente, o estatuto do artista oprimido. Este processo leva-nos à revista Orpheu, refletindo sobre poetas e artistas lusobrasileiros que usam Orfeu como figura representativa das suas problemáticas e preocupações sociais. Uma ponderação sobre as diferentes representações da figura na pintura, no teatro e na poesia, atravessando vários séculos, permite tirar conclusões sobre a sua importância neste contexto, que não ficam, naturalmente, concluídas com esta pesquisa.pt_PT
dc.description.abstractNot wanting to be, exclusively, another dissertation on the mythological figure of Orpheus, this research seeks, through this sign, to evidence a pattern of repetition in the artistic world, especially in the scope of visual arts and poetry. Repetition is a process that makes it possible to learn and correct past mistakes, having the potential to be an evolutionary engine, transforming itself into an act of creation. Orpheus became a hinge from the medieval period, a hinge that every artistic current use to rethink the origins of art and, particularly, the status of the oppressed artist. This process leads us to Orpheu magazine, reflecting on Portuguese-Brazilian poets and artists who use Orpheus as a representative figure of their social problems and concerns. A consideration of the different representations of the figure in painting, theater and poetry, crossing several centuries, allows us to draw conclusions about its importance in this context, which are not, of course, concluded with this research.pt_PT
dc.identifier.tid202254631pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2397
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectOrpheupt_PT
dc.subjectRevisitaçãopt_PT
dc.subjectCitaçãopt_PT
dc.subjectPoesiapt_PT
dc.subjectRevistapt_PT
dc.subjectReprodutibilidadept_PT
dc.subjectContextopt_PT
dc.subjectRevisionpt_PT
dc.subjectCitationpt_PT
dc.subjectPoetrypt_PT
dc.subjectMagazinept_PT
dc.subjectReproducibilitypt_PT
dc.subjectContextpt_PT
dc.subjectGestão Culturalpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleOs processos de reprodutibilidade nas obras de arte para além do esgotamento artístico: revisitação, citação e inovaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameTese de Mestrado em Gestão Culturalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoSara Canavezes.pdf
Size:
4.73 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: