Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.59 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo pretende clarificar o perfil ideal do supervisor pedagógico na
avaliação de desempenho docente dos educadores de infância da Região Autónoma da
Madeira. Uma vez que a avaliação de desempenho com observação de aulas foi
implementada no ano letivo 2013/2014, esta investigação torna-se pertinente, no sentido de conhecer as vantagens e desvantagens deste modelo de avaliação.
Nesta investigação, analisam-se as opiniões de alguns dos educadores de infância,
nomeadamente avaliados e avaliadores, no sentido de aferir o papel e a atuação dos
supervisores pedagógicos/avaliadores na observação e avaliação da prática dos mesmos.
Optou-se por uma metodologia de natureza predominantemente qualitativa, utilizando
como técnicas de pesquisa as entrevistas, a análise documental e os inquéritos,
possibilitando a triangulação dos dados.
Privilegiando-se a análise de conteúdo para a obtenção dos resultados, pôde-se
concluir que o papel de supervisor pedagógico/avaliador é muito subjetivo e complexo.
Precisa de ser pautado pelo bom senso e ter em conta os diferentes contextos em que
ocorre, num espírito de colaboração e diálogo com os avaliados, acompanhado por um
forte sentido ético. A sua principal função baseia-se na orientação, na observação e na
reflexão conjunta. O supervisor deverá ter em conta todas as áreas de conteúdo, quando
observa e avalia a prática de um educador de infância, nomeadamente nas dimensões
científica e pedagógica.
Apesar da maioria dos educadores não admitir que os objetivos propostos para este
modelo de avaliação sejam alcançados, a verdade é que se aferiu que apresenta mais
vantagens do que desvantagens.
Começa a emergir uma cultura avaliativa de natureza supervisiva e colaborativa, de
inovação das práticas e a avaliação externa contribuiu para que tal aconteça. Sendo este o iniciar de um processo que gera muitas controvérsias, limando as arestas, seguimos o
caminho certo… rumo à valorização/desenvolvimento profissional da classe docente.
Description
Keywords
Supervisão Supervisor pedagógico Profissionalidade Avaliação Desempenho docente Educador de infância Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica Madeira (Portugal) . Centro de Ciências Sociais