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O papel do supervisor pedagógico na avaliação de desempenho dos educadores de infância na R.A.M.

dc.contributor.advisorGouveia, Eva Natália de Jesus Buraco
dc.contributor.authorPerregil, Eva Sandrina Sousa
dc.date.accessioned2015-01-21T14:57:07Z
dc.date.available2015-01-21T14:57:07Z
dc.date.issued2014-09
dc.date.submitted2015-01-21
dc.description.abstractO presente estudo pretende clarificar o perfil ideal do supervisor pedagógico na avaliação de desempenho docente dos educadores de infância da Região Autónoma da Madeira. Uma vez que a avaliação de desempenho com observação de aulas foi implementada no ano letivo 2013/2014, esta investigação torna-se pertinente, no sentido de conhecer as vantagens e desvantagens deste modelo de avaliação. Nesta investigação, analisam-se as opiniões de alguns dos educadores de infância, nomeadamente avaliados e avaliadores, no sentido de aferir o papel e a atuação dos supervisores pedagógicos/avaliadores na observação e avaliação da prática dos mesmos. Optou-se por uma metodologia de natureza predominantemente qualitativa, utilizando como técnicas de pesquisa as entrevistas, a análise documental e os inquéritos, possibilitando a triangulação dos dados. Privilegiando-se a análise de conteúdo para a obtenção dos resultados, pôde-se concluir que o papel de supervisor pedagógico/avaliador é muito subjetivo e complexo. Precisa de ser pautado pelo bom senso e ter em conta os diferentes contextos em que ocorre, num espírito de colaboração e diálogo com os avaliados, acompanhado por um forte sentido ético. A sua principal função baseia-se na orientação, na observação e na reflexão conjunta. O supervisor deverá ter em conta todas as áreas de conteúdo, quando observa e avalia a prática de um educador de infância, nomeadamente nas dimensões científica e pedagógica. Apesar da maioria dos educadores não admitir que os objetivos propostos para este modelo de avaliação sejam alcançados, a verdade é que se aferiu que apresenta mais vantagens do que desvantagens. Começa a emergir uma cultura avaliativa de natureza supervisiva e colaborativa, de inovação das práticas e a avaliação externa contribuiu para que tal aconteça. Sendo este o iniciar de um processo que gera muitas controvérsias, limando as arestas, seguimos o caminho certo… rumo à valorização/desenvolvimento profissional da classe docente.por
dc.identifier.tid201113040
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/684
dc.language.isoporpor
dc.subjectSupervisãopor
dc.subjectSupervisor pedagógicopor
dc.subjectProfissionalidadepor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectDesempenho docentepor
dc.subjectEducador de infânciapor
dc.subjectCiências da Educação - Supervisão Pedagógicapor
dc.subjectMadeira (Portugal)por
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Ciências Sociaispor
dc.titleO papel do supervisor pedagógico na avaliação de desempenho dos educadores de infância na R.A.M.por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineCiências da Educação - Supervisão Pedagógicapor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógicapor

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