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O papel do supervisor pedagógico na avaliação de desempenho dos educadores de infância na R.A.M.
dc.contributor.advisor | Gouveia, Eva Natália de Jesus Buraco | |
dc.contributor.author | Perregil, Eva Sandrina Sousa | |
dc.date.accessioned | 2015-01-21T14:57:07Z | |
dc.date.available | 2015-01-21T14:57:07Z | |
dc.date.issued | 2014-09 | |
dc.date.submitted | 2015-01-21 | |
dc.description.abstract | O presente estudo pretende clarificar o perfil ideal do supervisor pedagógico na avaliação de desempenho docente dos educadores de infância da Região Autónoma da Madeira. Uma vez que a avaliação de desempenho com observação de aulas foi implementada no ano letivo 2013/2014, esta investigação torna-se pertinente, no sentido de conhecer as vantagens e desvantagens deste modelo de avaliação. Nesta investigação, analisam-se as opiniões de alguns dos educadores de infância, nomeadamente avaliados e avaliadores, no sentido de aferir o papel e a atuação dos supervisores pedagógicos/avaliadores na observação e avaliação da prática dos mesmos. Optou-se por uma metodologia de natureza predominantemente qualitativa, utilizando como técnicas de pesquisa as entrevistas, a análise documental e os inquéritos, possibilitando a triangulação dos dados. Privilegiando-se a análise de conteúdo para a obtenção dos resultados, pôde-se concluir que o papel de supervisor pedagógico/avaliador é muito subjetivo e complexo. Precisa de ser pautado pelo bom senso e ter em conta os diferentes contextos em que ocorre, num espírito de colaboração e diálogo com os avaliados, acompanhado por um forte sentido ético. A sua principal função baseia-se na orientação, na observação e na reflexão conjunta. O supervisor deverá ter em conta todas as áreas de conteúdo, quando observa e avalia a prática de um educador de infância, nomeadamente nas dimensões científica e pedagógica. Apesar da maioria dos educadores não admitir que os objetivos propostos para este modelo de avaliação sejam alcançados, a verdade é que se aferiu que apresenta mais vantagens do que desvantagens. Começa a emergir uma cultura avaliativa de natureza supervisiva e colaborativa, de inovação das práticas e a avaliação externa contribuiu para que tal aconteça. Sendo este o iniciar de um processo que gera muitas controvérsias, limando as arestas, seguimos o caminho certo… rumo à valorização/desenvolvimento profissional da classe docente. | por |
dc.identifier.tid | 201113040 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/684 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Supervisão | por |
dc.subject | Supervisor pedagógico | por |
dc.subject | Profissionalidade | por |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.subject | Desempenho docente | por |
dc.subject | Educador de infância | por |
dc.subject | Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica | por |
dc.subject | Madeira (Portugal) | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | por |
dc.title | O papel do supervisor pedagógico na avaliação de desempenho dos educadores de infância na R.A.M. | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica | por |