Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio para a Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorKot-Kotecki, Ana Maria França
dc.contributor.authorAlves, Carolina Maria Madruga
dc.date.accessioned2023-12-12T12:00:55Z
dc.date.available2023-12-12T12:00:55Z
dc.date.issued2023-10-30
dc.description.abstractO propósito da elaboração deste relatório de estágio foi alcançar a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo principal é destacar, vivenciar e refletir sobre todas as Práticas Pedagógicas, nomeadamente a Prática Pedagógica I, II e III realizadas ao longo deste mestrado nos anos letivos 2021/2022 e 2022/2023. No presente relatório depara-se a análise e reflexão das Práticas Pedagógicas sustentada pela fundamentação teórica. Este encontra-se estruturado em duas partes claramente distintas: o Enquadramento Teórico e Metodológico e o Enquadramento da Prática Pedagógica. As intervenções pedagógicas realizaram-se no contexto da Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (uma intervenção no 2.º ano e a outra no 3.º ano de escolaridade). As práticas educativas consistiram-se em conhecimentos teóricos, que foram aprofundados e relacionados ao contexto prático. O principal foco foi contribuir para o desenvolvimento, tendo em consideração as preferências e necessidades das crianças e alunos, adotei predominantemente a Metodologia de Investigação-Ação, com o objetivo de responder as questões: “Como promover as regras de convivência com as crianças da sala do Arco-Íris?” na Prática Pedagógica I; “Como potenciar aprendizagens nos alunos através das expressões artísticas?” na Prática Pedagógica II. É, de salientar que, na última prática continuei com a mesma turma e não realizei nenhuma questão para investigação-ação. Para findar, as expressões artísticas, o ensino experimental e as outras áreas curriculares têm um papel fundamental na educação, pois contribuem para o desenvolvimento dos alunos. Estas áreas quando são trabalhadas de forma interligadas suscitam nos alunos a curiosidade, a capacidade de se expressar, o espírito crítico entre outros. Assim sendo, os alunos ficam “preparados” para serem participantes ativos na sociedade.pt_PT
dc.description.abstractThe internship report was built with the intention of obtaining the master's degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, in which it intends to highlight, experience and reflect on all the practices carried out throughout this master's degree in the academic years 2021/2022 and 2022/2023. In this report is the analysis and reflection of Pedagogical Practices supported by the theoretical foundation. This is structured in two distinct parts: the Theoretical and Methodological Framework and the Framework of Pedagogical Practice. The pedagogical interventions were carried out in the scope of the Pre-School and 1st Cycle of Basic Education (one intervention in the 2nd year and the other in the 3rd year of schooling). The educational practices consisted of theoretical knowledge, which was deepened and related to the practical context. The main focus was to contribute to development, taking into account the interests and needs of children and students. As the main methodology I used the Research-Action Methodology, in order to answer the questions: "How to promote the rules of coexistence with the children of the Rainbow room?" in Pedagogical Practice I; "How to enhance learning in students through artistic expressions?" in Pedagogical Practice II. It should be noted that in the last practice I continued with the same class and did not perform any question for action-investigation. Finally, artistic expressions, experimental teaching and other curricular areas have a fundamental role in education, as they contribute to the development of students. These areas when they are worked in an interconnected way arouse in the students the curiosity, the ability to express themselves, the critical spirit among others. Thus, students are "prepared" to be active participants in society.pt_PT
dc.identifier.tid203417704pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/5422
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectExpressões artísticaspt_PT
dc.subjectEnsino experimentalpt_PT
dc.subjectPreschool Educationpt_PT
dc.subject1st Cycle of Basic Educationpt_PT
dc.subjectPedagogical practicept_PT
dc.subjectAction researchpt_PT
dc.subjectArtistic expressionspt_PT
dc.subjectExperimental teachingpt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório de Estágio para a Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Estágio.pdf
Size:
3.46 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: