Repository logo
 
Publication

CREVIPAZ: uma proposta pedagógica na casa de recuperação

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCorreia, Fernando Luís de Sousa
dc.contributor.advisorOliveira, Gilvaneide Ferreira de
dc.contributor.authorBorges, Neurides Alves
dc.date.accessioned2020-02-28T10:24:05Z
dc.date.available2020-02-28T10:24:05Z
dc.date.issued2020-02-18
dc.description.abstractA Casa de Recuperação Vida e Paz destina-se acolher dependentes químicos que queiram se libertar das drogas. O uso das drogas é um fenômeno antigo na história da humanidade e constitui um grave problema social que tem influência direta na saúde pública e em tantas outras dimensões da vida humana. A presente dissertação vinculada à área de Ciências de Educação- Inovação Pedagógica foi construída a partir da seguinte questão: existem práticas pedagógicas inovadoras nas ações desenvolvidas pelo CREVIPAZ aos seus internos? Pretendeu-se assim investigar se as práticas pedagógicas na referida instituição, contribuem para a construção de contextos de aprendizagem de forma inovadora. Para tanto, utilizou-se uma literatura sobre Inovação Pedagógica, prática pedagógica, ruptura paradigmática, drogas e CREVIPAZ, para melhor compreensão da linha de pesquisa como também do objeto de estudo investigado. A pesquisa desenvolveu-se utilizando uma ótica da metodologia qualitativa de cunho etnográfico, dando ênfase à observação participante, entrevista não estruturada, recolha de artefactos, análise de documentos oficiais e os registros feitos no diário de campo durante as observações ocorridas na casa de recuperação CREVIPAZ. A partir das análises realizadas sobre os resultados desse estudo concluímos que as estratégias pedagógicas adotadas nas aulas, não evidenciam uma ruptura com a escola tradicional, uma vez que identificamos aulas extremamente expositivas que não parte do interesse dos alunos. No entanto, as atividades realizadas fora do contexto da sala de aula, evidenciaram essa ruptura, pois favoreceram significativamente, a interação entre os internos e parceiros colaboradores, atingindo o rompimento de uma aprendizagem monitorial para uma aprendizagem crítica e reflexiva, com uma participação plena dos internos envolvidos, apresentando indícios da inovação pedagógica.pt_PT
dc.identifier.tid202447723pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2758
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectDrogaspt_PT
dc.subjectCREVIPAZpt_PT
dc.subjectEtnografia da educaçãopt_PT
dc.subjectPedagogical innovationpt_PT
dc.subjectPedagogical practicept_PT
dc.subjectDrugspt_PT
dc.subjectEthnography of educationpt_PT
dc.subjectCiências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleCREVIPAZ: uma proposta pedagógica na casa de recuperaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoNeuridesBorges.pdf
Size:
2.65 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: