Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMendes, Guida Reis Rodrigues
dc.contributor.authorLima, Maria Eduarda Rodrigues
dc.date.accessioned2023-02-03T16:07:09Z
dc.date.available2023-02-03T16:07:09Z
dc.date.issued2022-12-15
dc.description.abstractReconhecendo-se a importância da reflexão para uma praxis de qualidade, o presente Relatório apresenta o processo de aquisição de um conjunto de conhecimentos e de competências, para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Deste modo, este encontra-se segmentado em dois momentos (Enquadramento Teórico e Ação Pedagógica) fundamentados nas práticas pedagógicas que ocorreram na Educação Pré-Escolar (Sala Verde) e no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º M e 4.º L) na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche Engenheiro Luís Santos Costa. Assim sendo, considerando a atual organização curricular portuguesa e o perfil do docente nas aprendizagens do currículo, privilegiou-se um conjunto de princípios (a educação para a cidadania, a interdisciplinaridade e a avaliação formativa), rumo à construção de aprendizagens significativas e ativas, em que a criança fosse o centro de todo o processo educativo. Além disso, manteve-se sempre uma postura crítica e investigativa com recurso à metodologia de Investigação-Ação, que permitiu responder às problemáticas identificadas nas diferentes práticas pedagógicas, sendo elas: Como promover a inclusão no grupo da Sala Verde?, Como fazer com que as crianças do 1.º M aprendam a gerir situações de conflito de forma a promover momentos de qualidade e entreajuda? e Que estratégias poderão os alunos do 4.º L desenvolver como forma de gerirem situações de conflito mediante ações de entreajuda?. Com efeito, mais do que uma explicação ou descrição, este documento constitui-se numa partilha de experiências, em que apesar da imprevisibilidade e das particularidades que marcaram os diferentes contextos das práticas pedagógicas, a adaptação e a criatividade estiveram sempre presentes com o intuito de promover atividades e momentos enriquecedores, significativos e únicos para as crianças.pt_PT
dc.description.abstractRecognizing the importance of reflection for a quality praxis, this report presents the process of acquiring a set of knowledge and skills, in order to obtain a master's degree in Pre-School Education and 1st Cycle Teaching Basic Education. This way, it is divided into two moments (Theoretical Framework and Pedagogical Action) based on the pedagogical practices that took place in Pre-School Education (Sala Verde) and in the 1st Cycle of Basic Education (1st M and 4th grade). º L) at Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche Engenheiro Luís Santos Costa. Therefore, considering the current Portuguese curricular organization and the teacher's profile in curriculum learning, a set of principles was privileged (education for citizenship, interdisciplinarity and formative assessment), towards the construction of meaningful and active learning, in which the child was the center of the entire educational process. In addition, a critical and investigative stance was always maintained, using the Research-Action methodology, which allowed us to respond to the problems identified in the different pedagogical practices, namely: How to promote inclusion in the Green Room group?, How to make 1st M children learn to manage conflict situations in order to promote moments of quality and mutual help? e What strategies can 4th L students develop as a way of managing conflict situations through mutual help actions?. Indeed, more than an explanation or description, this document constitutes a sharing of experiences, in which, despite the unpredictability and the particularities that marked the different contexts of pedagogical practices, the adaptation and creativity were always present with the aim of promote enriching, meaningful and unique activities and moments for children.pt_PT
dc.identifier.tid203202694pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4997
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectAprendizagem significativapt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectPre-School Educationpt_PT
dc.subject1st Cycle of Basic Educationpt_PT
dc.subjectMeaningful learningpt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectAction-researchpt_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Eduarda Lima - Relatório de Estágio.pdf
Size:
5.78 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: