Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.29 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório de mestrado apresenta a prática pedagógica realizada na Escola Básica do 1º ciclo com Pré-Escolar do Galeão e na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré – Azinhaga, nas valências de 1º Ciclo e de Pré-Escolar, respetivamente. Através do mesmo, é possível observar as aprendizagens efetuadas pelas crianças, bem como, concretizar uma reflexão sobre todo o processo educativo. Para compreender a importância da correlação existente entre a teoria e a práxis foi essencial especificar os pressupostos teóricos e metodológicos que serviram de base a toda a ação executada durante o período de estágio. Deste modo, efetuaram-se registos diários dos comportamentos e das rotinas de forma a responder às necessidades de todas as crianças e alunos. Desenvolveram-se dois projetos de investigação-ação com o intuito de responder a duas grandes questões, elaboradas para sinalizar possíveis aspetos influenciadores das aprendizagens adquiridas pelos educandos. No 1º Ciclo do Ensino Básico, depois de se ter observado que este grupo apresentava a motricidade fina pouco desenvolvida, formulou-se a questão: Como desenvolver a motricidade fina neste grupo de 1º ano? A partir da implementação das estratégias eleitas, notou-se uma evolução da motricidade fina. No âmbito do ensino Pré-Escolar, para que pudesse ser demonstrada a importância dos trabalhos por projeto, em que os autores principais são as crianças, formulou-se a questão: De que forma o trabalho de projeto influenciou as aprendizagens deste grupo de crianças do pré-escolar? Através da execução deste trabalho de projeto observou-se que as crianças ficam mais envolvidas nas tarefas propostas. Durante esta investigação foram efetuados registos diários referentes à observação direta e discutidas ideias com a professora e educadora regentes de cada valência, por forma a proporcionar aprendizagens significativas a todas as crianças, correspondendo sempre da melhor maneira possível às suas necessidades e potencialidades.
Description
Keywords
Ciências da educação Investigação-acção Crianças Pedagogia Ensino-aprendizagem Prática pedagógica Trabalho de projeto Intervenção pedagógica Escola Básica do 1.º Ciclo, Pré-escolar do Galeão Escola Básica do 1.º Ciclo, Pré-escolar da Nazaré, Azinhaga Identidade profissional Docentes Currículo Agentes educativos Estágios pedagógicos Relatório Educação Pré-escolar Ensino Básico 1.º Ciclo Primeiro Ciclo do Ensino Básico Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais